quarta-feira , 17 abril 2024
Início / Brasil & Mundo / Interior do Japão não está tão afetado pelo Covid-19, diz rio-pardense Marcos
Marcos Aguilar, à esquerda, falando pelo celular com o apresentador Ênio Fly

Interior do Japão não está tão afetado pelo Covid-19, diz rio-pardense Marcos

Ele mora com a esposa em Ota-shi, sede da Subaru, e trabalha em fábrica de autopeças, que está parada

O rio-pardense Marcos Aguilar (Markin) está morando no Japão, onde trabalha para uma empresa de autopeças que presta serviços para uma firma, que, por sua vez, envia peças para a montadora Subaru. A produção, porém, está parada por conta da Covid-19. A sede da Subaru fica na cidade em que ele mora, Ota-shi.

Marcos foi entrevistado por Ênio Fly (Rádio Cidade Livre FM) e a entrevista foi depois retransmitida pela rádio Difusora FM. Ele mora no Japão desde julho de 2017 com a esposa. A cidade de Ota-shi fica a 75 quilômetros de Tóquio.

Segundo ele, Ota-shi não está com situação grave em relação ao coronavírus, tendo sido confirmados, até a semana passada, apenas 10 casos. Na região em que Ota-shi está situada, eram 90 o total de casos oficiais do Covid-19.

“Não estamos nem na região do decreto japonês, que foi endereçado a seis regiões do país que devem guardar o estado de emergência”, confirmou. “A vida aqui está tranquila, com exceção de escola, que está fechada desde o final de fevereiro. Há os cuidados normais, como higiene de mãos com álcool em gel e uso máscara, embora esses itens estejam muito difíceis de encontrar e comprar”.

Colaboração

“O que ele (governo) estão pedindo é a colaboração da população porque, pós Segunda Guerra, eles colocaram algumas coisas em lei, como o governo não poder proibir o cidadão japonês de sair de casa. Esse estado de emergência que foi decretado terça-feira passada é basicamente para conseguir recursos, desapropriação se necessário, entre as coisas mais básicas. O governo está contando é com a colaboração da população”, prosseguiu.

Segundo Marcos Aguilar, talvez a maior preocupação do governo japonês a partir do surgimento dos primeiros casos de Covid-19 foi com as Olimpíadas. Isso porque o governo já havia feito um investimento financeiro considerável para o evento e ele adiou ao máximo a decisão de posterga-lo para 2021. Isso irritou vários países, como o Canadá, que ameaçou não participar dos Jogos. “Até o adiamento, o número de casos confirmados estava baixo. Após o adiamento, o número estourou, começaram a aparecer casos e não paravam mais de subir até chegar aonde chegou em Tóquio, com mais de 2 mil casos”, comentou.

Os japoneses se cuidam muito e Marcos conta que é bastante comum ver idosos em casa cidade caminhando e fazendo exercícios. “Eles também se alimentem bem, evitando fastfoods e preferindo alimentos naturais”, concluiu.

Confira também

UBS Central funciona até 10 da noite para atender pacientes com sintomas de dengue

Os números da dengue continuam aumentando no município. De acordo com as informações atualizadas pela …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *