terça-feira , 16 abril 2024
Início / Brasil & Mundo / Doações ajudam a manter Hospital de Câncer

Doações ajudam a manter Hospital de Câncer

Cofrinhos estão no comércio de São José do Rio Pardo, mas é preciso ainda mais apoio

Cofrinho3

Espalhados em vários pontos comerciais do país, os cofrinhos que recebem doações para o Hospital de Câncer de Barretos (HCB) representam uma das mais importantes formas de captação para a manutenção dos serviços da instituição. De centavo em centavo, são arrecadados cerca de R$ 1,6 milhão somente desta forma.

“O brasileiro anônimo é o nosso maior apoiador; 80% do que fizemos até hoje só foi possível graças ao dinheiro do povão”, diz Henrique Prata, diretor-geral da instituição.

Henrique explica que 34 funcionários orientam moradores de centenas de municípios que trabalham como coordenadores voluntários de doação. São os chamados padrinhos do Hospital. “É um exército não remunerado de 674 colaboradores. Cada cidade se esforça para fazer mais bonito que a cidade vizinha. Por isso aqui fica meu apelo para toda população rio-pardense, que abrace esta nobre causa com o coração.”

O diretor do HCB se refere aos cofrinhos que também se espalham pelo comércio de São José do Rio Pardo. O município tem um padrinho rio-pardense que não quer se identificar. “Não quero publicidade, não quero aparecer. Meu esforço é apenas para ajudar essa entidade que abriga tantos rio-pardenses em momentos tão difíceis”, diz.

Mas é preciso que mais comerciantes abracem a causa. Os cofrinhos são distribuídos em estabelecimentos comerciais ou a qualquer pessoa física que tiver interesse em ser um multiplicador da campanha.

Como participar

Para participar da campanha, basta solicitar o cofrinho a um padrinho representante do Hospital na cidade. É feito um cadastro com o número do código de barras para controle e rastreamento do HCB, sem custo algum para o participante e sem prazo para devolução do cofrinho.

Estando o cofrinho “cheio”, é realizada a conferência do numerário arrecadado na presença do padrinho responsável e do comerciante (ou pessoa física). A arrecadação é depositada integralmente na conta da Fundação Pio XII, que é mantenedora do Hospital. Depois disso, é deixada no comércio uma cópia do comprovante de depósito.

Hospital do Câncer

O HCB é considerado uma ilha de excelência com atendimento 100% SUS e uma das maiores obras da generosidade do brasileiro. Conta com médicos qualificados, produz pesquisas para aumentar os índices de cura e possui uma estrutura física e tecnológica inspirada nos melhores hospitais oncológicos do mundo. Mas nada disso seria possível sem a doação de empresas e da sociedade.

É uma instituição filantrópica cuja filosofia é atender ao próximo com amor e sem distinção. Possui 50 anos de experiência na área hospitalar e é uma referência mundial no tratamento de câncer, tornando-se grande em seus números e no apoio incondicional da população.

Somente em 2012, o Hospital realizou 573.832 atendimentos a 100.580 pacientes. Recebe anualmente cerca de 10.000 novos casos de câncer por ano e realiza 4000 atendimentos diários, todos 100% SUS. A instituição atende pacientes advindos de todos os estados brasileiros e de 1585 municípios do país.

Reúne 260 médicos, mais de 3.500 colaboradores. Mantém 13 alojamentos oferecidos gratuitamente a pacientes e acompanhantes com 650 lugares; serve 8 mil refeições diárias a pacientes e acompanhantes.

O Hospital também está presente com unidades de prevenção e tratamento nas cidades de Jales (SP), Porto Velho (RO), Juazeiro (BA), Campo Grande (MS) e Fernandópolis (SP).

Padrinho de cofrinhos

Em São José do Rio Pardo: (19) 997776982.

Hospital de Câncer de Barretos: (17) 3321-6600 (ramal 6772) – Departamento de Captação de Recursos. Acesse: www.hcancerbarretos.com.br

Fonte: Gazeta do Rio Pardo

Confira também

Município decreta situação de emergência para enfrentamento à dengue

Medida permite que agentes de saúde ingressem em imóveis desabitados ou onde houver recusa dos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *