quarta-feira , 24 abril 2024
Início / Agricultura / Geadas devem impactar a produção de café
Geadas prejudicaram plantações de café

Geadas devem impactar a produção de café

Com lavouras afetadas, entidades que representam produtores estimam perdas milionárias

A produção de café em 2022 está comprometida. É o que dizem as entidades que representam os agricultores do setor, após as geadas que atingiram parte dos estados de Minas Gerais e São Paulo, onde a cultura ainda é tradicional.

Para a Associação dos Cafeicultores do Brasil (Sincal), presidida por Amando Matiello, a previsão é de que no Sul de Minas e Mogiana Paulista as perdas fiquem na ordem de 2%, o que totalizaria de 500 mil a 1 milhão de sacas a menos. Mas a previsão da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) o prejuízo deve ser ainda maior, para 2022, a expectativa é que sejam produzidas 4 milhões de sacas de café a menos no Sul de Minas.

E a situação pode se agravar ainda mais porque o período de estiagem também afeta a cultura cafeeira desde o ano passado, o que prejudicou a formação das plantas.

Conforme a Sincal, em decorrência das questões climáticas a safra de 2021 estaria comprometida em pelo menos 60%, o que impacta na produção do próximo ano.

Além do clima, os produtores lamentam o alto custo de produção que, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), estaria na ordem de R$ 700,00 cada saca da 60kg, comercializada a R$ 800,00.

Crítico das cooperativas, por considerar que elas banalizaram os preços do produto, Mattiello diz que faltam políticas públicas eficientes para ajudar os produtores em tempos de crise. Ele tem discutido o assunto junto ao Governo Federal. Recentemente, participou de uma reunião com deputados bolsonaristas em Mococa e apresentou reivindicações.

Os maiores danos

Quem passou pela experiência de ter o cafezal queimado pelas geadas não tem muito o que fazer, a não ser esperar. Os especialistas do Centro do Comércio de Café de Minas Gerais dizem que os danos só podem ser mensurados no longo prazo. Após o esqueletamento das plantas e a posterior poda, é necessário aguardar ainda brotação das plantas, se isto ocorrer sem prejuízos, significa que o cafezal tem salvação, ou seja, não haverá necessidade de erradicação – o que é a medida mais drástica de todo o processo.

Acontece que esta etapa de brotação somente acontece após as chuvas – e a crise hídrica não indica que isto será breve. 

Na sua Folha Técnica, emitida na última semana, após as geadas, a instituição diz que os maiores prejuízos estão em fundos de lavouras, aquelas localizadas em áreas planas e que os danos maiores estão nas lavouras em formação.

Segundo a Cooxupé grande parte de sua área de atuação no Sul de Minas Gerais e Cerrado mineiro foi afetada e os técnicos ainda estão fazendo levantamento para avaliar os impactos das geadas na produção e, consequentemente, nos resultados da próxima safra.

Confira também

Supermercado Dia fechará suas lojas na região

Além de São José, grupo vai fechar unidades de Casa Branca, Mococa, São João, Tambaú …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *