Câmara diz esperar do prefeito um projeto com melhorias para os guardas
Um dos assuntos mencionados na 19ª sessão ordinária da Câmara rio-pardense na última terça-feira, dia 11, foi a necessidade de valorização salarial do trabalho dos guardas civil municipais. Hoje um guarda municipal iniciante recebe pouco mais de um salário mínimo (R$ 1,2 mil) e a categoria espera uma valorização pelos serviços cada vez maiores que começam a prestar.
O vereador Rafael Kocian fez os seguintes comentários: “Nós sabemos que os guardas passaram por um longo período de treinamento e capacitação, estão fazendo várias operações, inclusive auxiliando a polícia civil e militar. Nós entendemos que eles precisam ser valorizados também, merecem uma melhoria salarial”.
“Vale lembrar que o salário pago aos guardas hoje, é muito ruim, está muito próximo ao salário mínimo, e além disso o valor das promoções é baixo. Um guarda iniciante e um guarda que já foi promovido, não tem muita diferença de salário”.
“Então nós cobramos e tivemos apoio de todos os vereadores com relação à melhoria salarial. Estamos cobrando o prefeito para que ele envie um projeto à Câmara concedendo melhoria para os guardas. Convidaremos o secretário de segurança e trânsito para que ele traga até a Câmara os planos da administração com relação à questão salarial desses servidores”.
Kocian lembrou, por fim, que a Câmara não pode pedir aumento para os servidores, razão pela qual esse projeto tem que vir do poder Executivo para que os vereadores possam votar.