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Convênio Conderg e Unicamp completa 31 anos

Convênio Conderg e Unicamp completa 31 anos

Fatos históricos mais importantes daquele hospital estão relacionados nesta matéria

 

 

O convênio entre o Conderg e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) que deu início aos atendimentos ambulatoriais e cirúrgicos na área de Oftalmologia no Hospital Regional de Divinolândia está completando 31 anos neste mês de novembro. O convênio foi celebrado em novembro de 1987.

E os serviços que eram para ser apenas voltados para pacientes que residiam nos municípios das Prefeituras consorciadas da região, ou seja, que faziam parte e pagavam sua cota mensal ao consórcio, se expandiram e hoje incluem até mesmo moradores de cidades do Sul de Minas.

Confira, a seguir, os fatos históricos mais importantes relacionados à expansão deste e dos demais serviços oferecidos pelo Conderg no Hospital Regional. As informações são do próprio Conderg.
1990 a 1997 – Reforma na estrutura física das unidades de internação clínica, pediátrica e cirúrgica, conclusão e inauguração do prédio Solar das Magnólias para os pacientes/moradores portadores de deficiência física ou mental profunda. Executados cursos de formação de auxiliar de enfermagem através de classe descentralizada para atender a legislação vigente;
1998 – Realizado convênio com o serviço de Otorrinolaringologia da Universidade de Campinas – Unicamp para atendimento ambulatorial e cirúrgico dos municípios consorciados;

1999 – Inauguradas novas instalações do Pronto Socorro com aquisição de novos equipamentos;
2000 – Firmado convênio com o serviço de Ortopedia e Traumatologia HC – USP Ribeirão Preto.

Prêmio Qualidade Hospitalar, considerando o resultado da pesquisa de satisfação do usuário realizado pela Secretaria de Assistência à Saúde, classificando os 22 melhores hospitais do estado de São Paulo.
2002 – Implantado o serviço de Reabilitação Auditiva e Reabilitação Física, com dispensação de órteses, próteses, cadeira de rodas e aparelho auditivo. Atendimento de média e alta complexidade;

2003 a 2006 – Premio Chopin Tavares de Lima pelas melhores práticas Cepam;

Inauguração da piscina aquecida do Solar das Magnólias;

Novas instalações do Ambulatório de Especialidades;
2008 – Realizado convênio com a USP Ribeirão Preto para atendimento ambulatorial no serviço de Dermatologia.

Ampliação do serviço de oftalmologia com a implantação do serviço de retina clínica e cirúrgica – alta complexidade;
2010 – Credenciamento para o serviço de Reabilitação Visual.

Prêmio Melhores Hospitais do Estado, 7º lugar. Inaugurado Anfiteatro Dr. Ângelo Eliseu Franchi (Dr. Jacó);
2011 – Prêmio Melhores Hospitais do Estado, 7º melhor, de acordo com a pesquisa de satisfação do usuário SUS.

Inauguração da brinquedoteca do hospital;
2012 – Credenciamento no serviço de Glaucoma. Adesão à portaria do 100% SUS.

Prêmio Coren de Gestão com Qualidade 2011/2012. Inauguração do Centro Oftalmológico Prof. Dr. Newton Kara-José com aquisição de novos equipamentos e mobiliário;
2014 e 2015 – Habilitação em Centro Especializado em Reabilitação modalidade física, auditiva e visual – CER III; habilitação em procedimentos cirúrgicos, diagnósticos ou terapêuticos em hospital dia;
2017– Nova Assembleia de Prefeitos é composta e é eleito o novo presidente, Amarildo Duzi Moraes, prefeito de Vargem Grande do Sul.
06/03/2017 – Rita de Cássia Peres Teixeira Zanata assume a Superintendência do Conderg.

 

 

Cores definem gravidade de doença em pacientes

 

O Pronto Socorro do Conderg – Hospital Regional de Divinolândia funciona 24 horas e dispõe de um sistema de triagem interessante, classificado pelas cores vermelha, amarela, verde e azul. Esse sistema define a gravidade dos atendimentos aos pacientes que procuram pelo serviço.

Segundo informações levantadas pela Gazeta do Rio Pardo, uma equipe treinada e preparada para atendimento nos casos de urgência/emergência vem realizando uma média/mês de 3.822 atendimentos.

Para a melhoria do fluxo e qualidade do atendimento, todos os pacientes passam pela classificação de risco, que a equipe de enfermagem avalia levando em conta a gravidade do caso e a prioridade de atendimento, assegurando que os pacientes mais graves recebam atendimento rápido, efetivo e humanizado.

Entenda o que significa cada cor na classificação de risco (triagem):

Os pacientes podem procurar o serviço sozinhos ou acompanhados, mas são orientados no sentido de que, no momento da consulta, apenas um acompanhante esteja presente no consultório, para que não ocorra intercorrências que possam interferir no atendimento. O processo de trabalho do Pronto Socorro é continuamente revisado para garantir a eficiência no atendimento.

 

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