O secretário estadual da Habitação, Flávio Amary, esteve em São José do Rio Pardo na última terça-feira (15), em visita às obras do Projeto Vida Longa, no bairro Portal dos Ipês, região sudeste da cidade.
São 26 imóveis privativos, distribuídos em cozinha, sala de estar e dormitório conjugados, banheiro e área de serviço. O projeto contempla itens de segurança e acessibilidade como barras de apoio, pias e louças sanitárias em altura adequada, portas e corredores mais largos, interruptores em quantidade e altura ideais, piso antiderrapante e outros recursos de acessibilidade para facilitar a locomoção e dar segurança e conforto aos idosos.
Os moradores serão atendidos por equipe multidisciplinar das áreas de saúde e assistência social, quando estiverem residindo no espaço.
O projeto tem o objetivo de fortalecer a socialização dos moradores, com espaços comuns de convivência e lazer, salão com refeitório, área para televisão, aparelhos para atividade física entre outros.
Obras atrasadas
A construção das unidades começou na gestão passada e foi viabilizada por meio do ex-deputado Silvio Torres que, quando secretário de Habitação do Estado, havia pleiteado a instalação do projeto na cidade, quando ele ainda se chamava Vila Dignidade.
O Estado retomou o modelo no ano passado, com novo nome, e contemplou 5 cidades no interior e, aqui na região de Campinas, apenas São José do Rio Pardo.
A previsão era de que as obras estivessem prontas neste primeiro semestre, mas segundo a Prefeitura, o prazo agora é de concluir até o final deste ano.