O material passa por um sistema de scanner e os dados são enviados automaticamente para um laboratório
Cerca de 600 profissionais da Secretaria Municipal da Educação estão passando por testagem para detecção da Covid-19. A medida visa identificar pessoas que eventualmente foram acometidas pela doença mas não apresentaram sintomas, além de possibilitar o melhor acompanhamento dos funcionários da rede, na retomada das atividades presenciais, em creches e escolas.
A coleta de material para exame é realizada em uma sala ao lado da Pediatria. A partir dali, o material passa por um sistema de scanner e os dados são enviados automaticamente para um laboratório à distância, o Adolfo Lutz, onde médicos avaliam as informações e atestam a presença ou não de infecção pelo vírus.
O resultado é encaminhado ao paciente que realizou o exame e também para Vigilância Epidemiológica. Em caso de testes positivos, o paciente é encaminhado para tratamento ou isolamento, a depender da situação e do estado geral de saúde.
A testagem rápida é apenas uma medida reivindicada pelos servidores da rede municipal. O grupo reivindica ainda que haja vacinação, o que garantiria mais segurança aos que atuam diretamente com crianças e adolescentes no retorno das atividades presenciais.
Para esta ação, o município aderiu a uma pactuação com o Estado, garantindo o recebimento de 2000 (duas mil) doses de vacina apenas para os profissionais da Educação. O cronograma prevê vacinar inicialmente os servidores da rede municipal, depois os estaduais e, por fim, caso haja vacina disponível, os da rede particular.
A medida deve beneficiar toda a equipe das escolas como professores, auxiliares, zeladores, enfim, todos os funcionários das unidades.