segunda-feira , 21 junho 2021
Início / Cidade / Vigilância realiza teste de covid em profissionais da educação
A coleta de material para exame é realizada em uma sala ao lado da Pediatria

Vigilância realiza teste de covid em profissionais da educação

O material passa por um sistema de scanner e os dados são enviados automaticamente para um laboratório

Cerca de 600 profissionais da Secretaria Municipal da Educação estão passando por testagem para detecção da Covid-19. A medida visa identificar pessoas que eventualmente foram acometidas pela doença mas não apresentaram sintomas, além de possibilitar o melhor acompanhamento dos funcionários da rede, na retomada das atividades presenciais, em creches e escolas.

A coleta de material para exame é realizada em uma sala ao lado da Pediatria. A partir dali, o material passa por um sistema de scanner e os dados são enviados automaticamente para um laboratório à distância, o Adolfo Lutz, onde médicos avaliam as informações e atestam a presença ou não de infecção pelo vírus.

O resultado é encaminhado ao paciente que realizou o exame e também para Vigilância Epidemiológica. Em caso de testes positivos, o paciente é encaminhado para tratamento ou isolamento, a depender da situação e do estado geral de saúde.

A testagem rápida é apenas uma medida reivindicada pelos servidores da rede municipal. O grupo reivindica ainda que haja vacinação, o que garantiria mais segurança aos que atuam diretamente com crianças e adolescentes no retorno das atividades presenciais.

Para esta ação, o município aderiu a uma pactuação com o Estado, garantindo o recebimento de 2000 (duas mil) doses de vacina apenas para os profissionais da Educação. O cronograma prevê vacinar inicialmente os servidores da rede municipal, depois os estaduais e, por fim, caso haja vacina disponível, os da rede particular.

A medida deve beneficiar toda a equipe das escolas como professores, auxiliares, zeladores, enfim, todos os funcionários das unidades.

Confira também

Com falta de vacinas, estudo clínico avalia eficácia de meia dose da AstraZeneca

Pessoas com neuropatias crônicas foram inseridas no grupo prioritário de vacinação O Brasil atingiu 500 mil …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *