terça-feira , 26 novembro 2024
Início / Cidade / Projeto ‘Bombeiro Aprendiz’ é ministrado pelos ‘Anjos da Vida’
Edna orienta crianças participantes do curso em São José

Projeto ‘Bombeiro Aprendiz’ é ministrado pelos ‘Anjos da Vida’

Bombeiros civis ensinam crianças de 5 a 15 anos sobre perigos e noções básicas de segurança

Um trabalho inédito em São José do Rio Pardo está sendo iniciado no Espaço Atletinhas, em uma sala recentemente inaugurada e pertencente a Francisco Zanata. O trabalho, denominado “Bombeiro Aprendiz”, é realizado pelos integrantes do grupo “Bombeiro Civil – Anjos da Vida”. Eles estão ajudando crianças com noções básicas sobre os cuidados com perigos e muitas outras questões.

Edna Nascimento, bombeira civil e coordenadora do projeto em São José, explicou que o “Bombeiro Aprendiz” é uma iniciativa privada que tem como objetivo orientar crianças a lidarem com perigos, resgatar os que estiverem em situação de rua, ensiná-los sobre primeiros socorros, acidentes domésticos, perigos, trato com animais peçonhentos etc.

O público alvo são as crianças com idade a partir de 5 anos e até 15 anos, podendo participar meninos e meninas. As aulas acontecem aos sábados, em dois períodos: das 8 horas às 10 horas e das 10 horas às 12 horas. Estão participando 31 crianças, sendo que uma parte paga pelo curso e outra parte, não. Ainda há vagas e o curso é ministrado na rua Marechal Deodoro 205, no Espaço Atletinhas.  

“Eles aprendem, entre outras coisas, a corrigir o papai e a mamãe no trânsito, seja sobre velocidade, cinto de segurança, criança no banco de trás. Também são orientados sobre acidentes domésticos, perigos com fogão, energia elétrica. Cada dia é uma etapa que a gente passa para eles”, comentou Edna, lembrando que existem mais de 50 polos no Brasil do “Bombeiro Aprendiz”.

Edna explicou que o trabalho do bombeiro civil é realizado em empresas, eventos e em todos os locais que empregam mais de 50 pessoas. “É um trabalho preventivo contra acidentes”, afirmou. Ela calcula que São José do Rio Pardo tenha hoje 50 bombeiros civis atuantes.

Entrevista: Luis Fernando Benedito

Confira também

Polícia abre inquérito para investigar Asilo Lar de Jesus

Entidade foi alvo de diligência nesta semana; medicamentos vencidos foram apreendidos no local No final …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *