De 2015 a 2018 elas estiveram ausentes do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar
Com intuito de melhoria na na qualidade do ensino, a Secretaria Municipal de Educação de São José do Rio Pardo fez adesão ao Saresp 2019 (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar no Estado de São Paulo). No período de 2015 a 2018, as escolas da rede municipal não participaram.
Neste ano, porém, 39 turmas do Ensino Fundamental e uma do Ensino Médio farão as provas nos dias 27 e 28 de novembro.
Desde 1996, o Saresp é aplicado pela Secretaria da Educação do Estado com a finalidade de fornecer informações consistentes, periódicas e comparáveis sobre a situação da escolaridade básica, capazes de orientar os gestores no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade no ensino.
Participarão do Saresp alunos do 2º, 3º, 5º, 7º e 9ºs anos do Ensino fundamental e da 3ª série do Ensino Médio, matriculados na rede. Os componentes curriculares a serem avaliados são Língua Portuguesa e Matemática. Nesta edição, pais e alunos também responderão a questionários relacionados a questões socioeconômicas e socioemocionais (clima escolar).
O Saresp não visa a avaliação dos alunos individualmente , mas de cada escola e segmento, sendo importante , portanto , os resultados de desempenho de cada turma e de cada escola. Os resultados da 22ª edição do Saresp serão divulgados no início de 2020 de modo a ser mais um subsidio para o planejamento de ações a serem desenvolvidas ao longo do ano.
“Com a participação e o engajamento de todos os envolvidos nesse processo de avaliação – gestores, professores, pais, alunos e técnicos da Secretaria – espera-se que o Saresp contribua para a melhoria da qualidade do ensino oferecido nas escolas municipais “– destacou a secretária de Educação, Katia Alencar.