sexta-feira , 3 maio 2024
Início / Cidade / Casa Bom Pastor celebra seu primeiro ano de atividades

Casa Bom Pastor celebra seu primeiro ano de atividades

Nesse Mês de Outubro a Casa Bom Pastor – Lar das Crianças e Adolescentes em São José do Rio Pardo, completa seu primeiro ano de funcionamento. Segundo a instituição, “um ano de muitas lutas e vitórias”.

A Casa Bom Pastor tem a missão de acolher, amparar, abrigar e amar recém-nascidos, bebês, crianças e adolescentes até 18 anos, sete dias por semana e 24 horas por dia. Uma Casa de amor e proteção que pretende, enquanto o acolhimento for necessário, ofertar à criança e ao adolescente um ambiente e cuidados facilitadores do desenvolvimento, de modo a favorecer, dentre outros aspectos:

• Seu desenvolvimento integral;

• A superação de vivências de separação e violência;

• A apropriação e ressignificação de sua história de vida com perspectiva de futuro;

• Encaminhamentos necessários para serviços da rede (saúde, educação, assistência social, esporte, cultura e outros);

• Atividades para o desenvolvimento da autonomia; acompanhamento da situação escolar;

• Preservação e fortalecimento da convivência comunitária e das redes sociais de apoio;

• Construção de projetos de vida e preparação para ingresso no mundo do trabalho; 

• O fortalecimento da cidadania, autonomia e a inserção social. Em consonância com diretrizes nacionais e internacionais de cuidados a crianças e adolescentes em serviços de acolhimento.

O nome concedido a esta Nova Casa indica a Figura do Bom Pastor que ampara e protege. Na história da Fé Cristã esta figura do pastor é muito importante. Os Pastores eram muito comuns em Israel; eram simples e pobres, por isso os Anjos anunciaram a eles em primeiro lugar o nascimento do Menino Jesus. Ali no “Campo dos Pastores”, em Belém, ainda hoje bem conservado – eles reuniam os vários rebanhos num mesmo aprisco durante a noite, e os pastores revezavam-se nas vigílias da noite contra o lobos. De manhã – uma coisa impressionante! – cada pastor chamava as “suas” ovelhas pelo nome e só elas vinham com ele para fora do aprisco, para que ele “as levasse às águas refrescantes” e “a descansar em verdes prados” (cf. Sl 22,1ss).

E as ovelhas o seguiam, sem medo, despreocupadas, porque o pastor sabia onde, mesmo no deserto, havia água e boa pastagem. E não temiam os lobos porque mesmo que tivessem de atravessar o vale escuro, nada temeriam, porque estavam junto do pastor. “O seu cajado e o seu báculo eram o meu amparo” (Sl 22,4). E as ovelhas exclamam: “O Senhor é o meu Pastor, nada me pode faltar” (v.1). Acreditamos que no momento presente está é nossa Missão como Comunidade Deus Proverá a frente da Casa Bom Pastor!

Hoje a Casa funciona integralmente com toda a sua documentação e exigências. Nossa Equipe, com o apoio da Comunidade Deus Proverá, trabalha dia e noite com total dedicação para que tudo funcione plenamente. Uma árdua Missão, que realizamos com amor, zelo, transparência e eficácia, ou seja, da melhor forma possível, respeitando os Direitos dos acolhidos.

Bendizemos a Deus, a Comunidade Deus Proverá, Toda Equipe de Funcionários, Voluntários e Benfeitores pela vitória de celebrarmos este primeiro ano.

Confira também

Supermercado Dia fechará suas lojas na região

Além de São José, grupo vai fechar unidades de Casa Branca, Mococa, São João, Tambaú …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *