sexta-feira , 26 abril 2024
Início / Cidade / 70% dos eleitores rio-pardenses já fizeram biometria obrigatória

70% dos eleitores rio-pardenses já fizeram biometria obrigatória

Gazeta procurou esta semana o chefe do Cartório Eleitoral, Valdir da Costa Calado, para fazer atualizações sobre o andamento do recadastramento biométrico na cidade. O cadastro é obrigatório e indispensável para estar em dia com a justiça eleitoral do país.

Segundo Valdir, 70% do eleitorado já fez a biometria. “Temos 42 mil eleitores em São José, mais de 25 mil pessoas já fizeram o recadastramento. Ainda falta em torno de 30% da população eleitoral, ou seja, mais ou menos 13 mil eleitores”, conclui.

Atendimento

“O pessoal está preferindo vir direto ao cartório do que agendar. Estamos atendendo desde os que fazem o agendamento até os que vêm direto pra cá. A quantidade de atendentes que temos agora é o suficiente para fazer os cadastros. Estamos intercalando eleitores entre um e outro agendado. O que percebemos é que muitas vezes a pessoa que agenda pela internet marca para daqui a 30 dias, aí quando chega o horário, ela não vem porque acaba esquecendo ou porque surge um compromisso naquele horário”, comenta.

Idade

De acordo com Valdir, o recadastramento é obrigatório para as pessoas de todas as idades. “No entanto, existem aquelas que têm mais de 70 anos e perguntam se estão obrigadas a fazer. Estão sim. Mas a preocupação deles é se caso eles não fizerem o recadastramento biométrico, se eles podem perder o CPF, e com isso, perder os benefícios e a aposentadoria. Para os maiores de 70 anos isso não ocorre. Agora para as pessoas abaixo de 70, isso pode sim acontecer. Caso não façam a biometria vão ter problemas, como o cancelamento do CPF e do título de eleitor. Como consequência isso vai ter algum desdobramento no âmbito do INSS”, prossegue o chefe do Cartório.

Título e CPF cancelados

“Caso a pessoa que teve o título e o CPF cancelados queira viajar para fora do país, ela terá que ir até a Polícia Federal para expedir o passaporte, lá vão ver que ela tem um problema com a justiça eleitoral e não vai poder pegar o passaporte, por exemplo.  Além de não poder assumir cargos de concursos públicos, entre outras coisas. Por isso é muito importante vir até o cartório e fazer o recadastramento biométrico”, alerta.

Endereço

O cartório eleitoral fica localizado na Rua Benjamin Constant, 179, no Centro. Para mais informações, ligue para o número (19) 3681-4522. Para agendar o cadastro biométrico, acesse o site http://www.tre-sp.jus.br. O prazo para a regularização da biometria é até o dia 19 de dezembro em São José do Rio Pardo.

Valdir da Costa Calado, chefe do cartório eleitoral

Por Júlia Sartori

Confira também

Supermercado Dia fechará suas lojas na região

Além de São José, grupo vai fechar unidades de Casa Branca, Mococa, São João, Tambaú …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *