Prefeitura vai apurar divulgação de fotos de paciente nua
Jornal divulgou imagens de paciente psiquiátrica dizendo que ela estava protestando
A Prefeitura de São José do Rio Pardo, através da Secretaria Municipal de Saúde, desmentiu nesta segunda-feira, 5, que uma paciente tenha protestado contra o atendimento do serviço público de saúde, tirando a roupa no Pronto Socorro local. O assunto foi divulgado pelo jornal Democrata, que inclusive publicou fotos da paciente.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde foi determinada a abertura de sindicância para apurar os fatos e eventuais responsabilidades do caso, especialmente se houve participação de servidor municipal violando a ética funcional, afrontando e desrespeitando o direito da paciente e seus familiares.
A Secretaria de Saúde esclareceu que desde 2010 há registro encaminhamento da paciente ao Serviço de Psiquiatria, apesar dela não ter comparecido às consultas.
A Prefeitura adianta que, face à exposição da paciente, encaminhará o caso ao conhecimento do Ministério Público para adoção das medidas judiciais que entenderem necessárias.
Segundo a Prefeitura, toda a atenção foi disponibilizada à paciente enquanto ela permaneceu no Pronto Socorro.
O protocolo, assinado pelo médico Antonio Fernando F. Tranquillini, relata que no dia 28 de fevereiro, a paciente, de 49 anos de idade, foi conduzida ao PS pela equipe do SAMU; antes de chegar à recepção estava em surto, gritando e tirou a roupa; uma acompanhante fez constar que a paciente havia ingerido bebida alcóolica. Consta ainda que a paciente deu entrada às 19h13 e saiu às 19h35, evadindo-se do local sem ser medicada.
O prefeito Ernani Vasconcellos a Prefeitura lamentou o episódio, considerando que, uma vez mais, usaram da vulnerabilidade de pessoas carentes para fazer sensacionalismo. Segundo ele, o assunto foi tratado de forma distorcida, sem a correta apuração da verdade.