Processo seletivo será realizado por análise de notas de português e matemática
As inscrições para o Vestibulinho da ETEC se encerram nessa terça-feira, 30 de novembro, às 15h00. Os cursos oferecidos pela ETEC Rodolpho José Del Guerra, são Ensino Médio- Linguagens, Ciências Humanas e Sociais; Ensino Médio com Habilitação Profissional de Técnico Em Informática para Internet – Novotec integrado (M-tec – PI); Ensino Médio com Habilitação Profissional de Técnico Em Química – Novotec integrado (M-tec – PI); Ensino Médio com Habilitação Profissional de Técnico em Desenvolvimento de Sistemas – Novotec integrado e Ensino Técnico em Administração e Informática.
O valor da taxa de inscrição é R$19,00 para qualquer um dos cursos ofertados, e o ensino é gratuito. O Coordenador do Vestibulinho da Etec, Cézar Cari, falou sobre o processo seletivo, que desde o início da pandemia, passou a ser realizado por meio de análise de notas do histórico escolar. Anteriormente, as Escolas Técnicas Estaduais aplicavam provas abordando várias disciplinas, e os resultados eram definidos com base na pontuação dos candidatos nos vestibulinhos.
Histórico escolar
“A análise é bem simples, serão utilizadas notas, que ficarão a escolha dos candidatos. Eles podem optar pelas notas do 8º ano do Ensino Fundamental concluído até 2020 ou do 7º ano, concluído até 2019. Como em 2019 ainda não estávamos em pandemia, os candidatos terão a oportunidade de fazer essa escolha, poderão incluir as notas do ano em que tiveram melhor desempenho”, explicou o coordenador.
As notas avaliadas serão das disciplinas de português e matemática. “Faremos dessa forma em razão da pandemia. A decisão foi tomada há alguns meses, para manter esse tipo de processo porque nós ainda não tínhamos a certeza de como estaria a pandemia no final do ano. Considerando que o Vestibulinho é um processo grande em todo o estado de São Paulo, tem algumas cidades que poderiam estar flexibilizadas e outras não, então para manter a isonomia em relação ao ingresso, dessa vez continua a análise das notas”, afirmou.
Para quem vai fazer o Ensino Técnico no período noturno, que não é integrado ao Ensino Médio, o critério muda. Nesse caso, serão avaliadas as notas do 9º ano do Ensino Fundamental concluído até 2020, ou do 8º ano do Ensino Fundamental concluído até 2019.
Cézar comentou que mesmo os estudantes que não possuem notas muito altas, podem ter a chance de conseguir uma vaga na escola. “O estudante sempre deve ter em mente que precisa estudar independente da formas de ingresso na ETEC. Quem tem boas notas tem mais chances, mas mesmo aqueles candidatos que não tem notas muito altas, recomendo que se inscrevam da mesma forma, porque temos muitas vagas. A cada inscrição feita, o candidato tem a chance de escolher duas opções de curso” disse.
A cada inscrição feita, o candidato tem a chance de escolher duas opções de curso. “Se ele quiser fazer mais de uma inscrição, também tem essa possibilidade, faz uma nova, paga a taxa e também pode escolher mais dois cursos, a primeira e segunda opção”, orientou.
Segundo Cézar, os cursos mais concorridos são integrados ao Ensino Médio.
Os critérios de ingresso na ETEC valem tanto para alunos de escolas públicas quanto de colégios particulares.
Provas poderão voltar em 2022
De acordo com o coordenador do Vestibulinho, existe a possibilidade do processo seletivo por prova retornar a partir do segundo semestre de 2022.
“Todo semestre fazemos um estudo e análise da pandemia, e existe sim essa possibilidade de voltarmos com a aplicação das provas presenciais para o ingresso nos cursos técnicos”, disse.
Declaração escolar
Para as pessoas mais velhas que já se formaram há muitos anos, caso não consigam apresentar um histórico escolar, podem conseguir uma declaração na escola em que estudaram e resgatar as antigas notas.
No site www.vestibulinhoetec.com.br há um modelo de declaração a ser seguido, caso a pessoa não tenha o histórico escolar.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site do Vestibulinho mencionado acima. Caso o candidato não tenha acesso a internet, pode realizar a inscrição na escola, utilizando a internet ou até mesmo o computador da Instituição. Nesse caso, é preciso entrar em contato com a ETEC e agendar um horário.