João Darcie explica o sentido da Semana Santa
O cônego João Antônio Darcie, em entrevista a Luis Henrique Artioli Tobias, explicou que os ramos representam para o catolicismo a aclamação de Cristo como rei. “Jesus Cristo, neste dia, entrou em Jerusalém de modo triunfante, com a multidão aclamando-o, e assim ele se colocou como rei do universo. E os ramos se tornaram uma maneira de aclamar a Jesus Cristo”, confirmou.
Quanto à assim chamada Semana Santa, o cônego comentou que ela recebe esse nome por causa do seu conteúdo, tendo sido escolhida de acordo com o calendário da morte de Cristo. “A Páscoa é geralmente sempre depois da terceira lua cheia do ano, que foi o período em que Jesus Cristo foi condenado e morto e ressuscitado. Então a Semana Santa tem este nome porque inclui um conteúdo santo que funciona com a paixão, a morte de Jesus”.
Para ele, nesta semana deve-se prestar atenção ao tríduo pascal: quinta, sexta e sábado. “Quinta-feira é o lava-pés, sexta-feira a paixão e morte de Jesus e sábado a ressurreição de Jesus”, continuou, dizendo também que neste ano ocorrerá novamente a procissão chamada antigamente “do enterro” e que hoje é denominada pelo catolicismo como “procissão da esperança”.
Cônego Darcie: “Páscoa é depois da terceira lua cheia do ano”