O Facebook promete começar a barrar a partir de agosto qualquer anúncio de conteúdo político, seja link noticioso, imagem, vídeo, propaganda eleitoral ou até “textão”, feito a partir de páginas sem identificação detalhada do responsável. A medida valerá também para o Instagram. De acordo com a rede social, os anúncios do tipo que forem aprovados passarão a trazer uma tarja afirmando que trata-se de uma propaganda de cunho político e com informações sobre quem pagou por aquilo, quanto custou e qual o público atingido.
Em março, o jornal da UOL mostrou que páginas de apoio ao presidente Bolsonaro, entre elas, várias apócrifas, estavam pagando anúncios no Facebook e no Instagram para promover manifestações contra o Congresso e o STF e até a volta de uma ditadura militar. Com a medida, este tipo de expediente deve ser dificultado. Para conseguir publicar a postagem paga, o dono da página terá que fornecer informações detalhadas como CPF ou CNPJ, documento com foto, comprovante e endereço, entre outras, diz a plataforma. A mudança entra em vigor a tempo das eleições municipais deste ano mas, segundo a empresa, a ferramenta de controle será integrada permanentemente na plataforma de anúncios do site. Em outros países, como Estados Unidos e Argentina, a identificação pormenorizada de qualquer propaganda paga já existe de forma permanente.
Fonte: Uol