terça-feira , 26 novembro 2024
Início / Política / Eleitor terá de digitar 21 vezes para votar em todos os candidatos

Eleitor terá de digitar 21 vezes para votar em todos os candidatos

Colinha para não esquecer os números poderá ser usada no dia da votação

Para escolher os candidatos das eleições em 2 de outubro, no primeiro turno, o eleitor terá de digitar 21 vezes, considerando que, a cada candidato escolhido, terá também de apertar o botão Confirma. O eleitor votará cinco vezes.

Nas eleições deste ano, a ordem de votação começa com a escolha do candidato a deputado federal, são quatro números e mais a tecla Confirma.

Após confirmar o voto, o eleitor é direcionado a digitar outros cinco números, desta vez para escolher o candidato a deputado estadual. E uma vez confirmado, ele é liberado para escolher o candidato a senador, devendo digitar três vezes e também confirmar.

Em seguida, o eleitor escolhe o candidato a governador, que são dois números, e depois de confirmar, poderá votar para presidente, devendo também apertar Confirma, dando-se por concluída a votação.

Vale observar que se o eleitor não tiver candidato ou não optar por nenhum dos postulantes, ele pode simplesmente apertar os botões de Branco ou Nulo, isso não invalida a sua participação.

Leve a colinha

Em razão da existência de muitos números, a Justiça Eleitoral recomenda ao eleitor que além do título ou documento de identificação, leve também um lembrete ou a chamada “cola” para ajudar no momento da votação.

Na página da Justiça Eleitoral, na internet, há modelo pronto que pode ser impresso em casa.

Ainda em razão da quantidade de vezes que precisará fazer as escolhas, o TSE destaca que as urnas eletrônicas terão um intervalo de tempo maior para que o eleitor possa conferir o seu voto antes da confirmação, esperando com isso reduzir os votos equivocados.

A iniciativa tem por fim dar mais tempo para que o eleitor não confirme sem querer eventual número digitado.

Confira também

Mais do mesmo

SEXTA-FEIRA, 31 DE MAIO DE 2024 Por Leandro MazziniCom Walmor Parente, Carol Purificação, Luiza Melo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *