sexta-feira , 19 abril 2024
Início / Últimas Notícias / Alimentação pode interferir na performance de atletas

Alimentação pode interferir na performance de atletas

Alimentação pode interferir na performance de atletas

Nutricionista do Centro de Cardiologia do Exercício e do Esporte do Einstein fala sobre o tema

 

 

Horas de treinamentos táticos e físicos, talento, foco, sorte … O que define uma vitória ou uma derrota no esporte de alto rendimento?  O quanto a alimentação pode determinar o fracasso ou a glória de um atleta? “A alimentação é importante para manter a saúde e maximizar os resultados”, afirma Serena Del Favero, nutricionista do Centro de Cardiologia do Exercício e do Esporte do Einstein.

Segunda ela, a baixa disponibilidade de energia, ou seja, uma alimentação que não forneça tudo o que o atleta precisa, pode resultar em perda indesejada de massa muscular, disfunção menstrual e distúrbios hormonais, além de aumentar o risco de fadiga, lesão e doença. A recuperação também é afetada.

“A alimentação correta do jogador de futebol, por exemplo, é importante para evitar diversos fatores durante o jogo, entre eles: desidratação, desequilíbrio eletrolítico, depleção de glicogênio, hipoglicemia e desconforto gastrointestinal. Alimentos ou suplementos consumidos antes, durante e/ou após os jogos podem reduzir ou retardar o aparecimento desses fatores.”

Cardápio de alta perfomance

Independente de amador ou profissional, um atleta precisa seguir uma regra básica na dieta: uma alimentação saudável e equilibrada. “A quantidade e os horários, porém, devem ser calculados de maneira personalizada de acordo com o treinamento (do atleta)”, explica Serena. É necessário, para isso, considerar preferências alimentares e avaliar a necessidade de suplementação.

“O planejamento nutricional de um atleta precisa ser personalizado levando em conta o tipo de esporte praticado, a especificidade do evento esportivo, as metas de desempenho e composição corporal, as preferências alimentares do atleta e as respostas individuais às várias estratégias.”

A especialista ressalta ainda que o planejamento nutricional deve ser periodizado (de acordo com o programa de treinamento) levando em conta as necessidades das sessões diárias de treinos (que pode ser de alta ou baixa intensidade).

 

Nutrientes e resultados

Quais os grupos de nutrientes essenciais para quem pratica esporte?

Carboidratos: devem ser feitas recomendações individualizadas considerando o programa de treinamento e a importância de realizá-lo com alto ou baixo carboidrato de acordo com a prioridade de promover o desempenho no exercício versus melhorar o estímulo de treinamento /adaptação;

Proteínas: levar em consideração a quantidade diária total consumida, horários (“timing”) e fontes proteicas;

Gorduras boas: fontes de ômega 3 e vitaminas lipossolúveis;

Vitaminas e minerais, especialmente ferro, cálcio, vitamina D e antioxidantes (advindos dos alimentos e não de suplementos): os atletas devem ser educados de que a ingestão de suplementos vitamínicos e minerais não melhora o desempenho, a menos que se reverta uma deficiência pré-existente.

 

E o que evitar consumir antes da atividade física?

Alimentos ricos em gorduras e fibras que podem causar desconfortos gastrointestinais.

 

Confira também

UBS Central funciona até 10 da noite para atender pacientes com sintomas de dengue

Os números da dengue continuam aumentando no município. De acordo com as informações atualizadas pela …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *