Quatro pessoas – três mulheres e um homem – foram presas pela Polícia Civil suspeitas por furto de energia elétrica no condomínio Eldorado, localizado à rua Henrique Martarelo, na Vila Brasil, em São João da Boa Vista (SP), na manhã de quinta-feira (9). As prisões ocorreram em decorrência da segunda fase da Operação Circuito, que teve primeira etapa desencadeada em 2018.
A força-tarefa visou coibir a prática de furtos de eletricidade ocorridos cidade e que tem por vítima jurídica a concessionária Elektro. Segundo a Polícia Civil, o crime vem sendo objeto de investigações e intervenções diárias juntamente com os peritos Edson e Joseana, do IC (Instituto de Criminalística) de São João e fiscais da Elektro.
A operação, comandada pelos delegados Fabiano Antunes de Almeida e Luciano Pires Galetti, da CPJ (Central de Polícia Judiciária) de São João da Boa Vista, observou que os quatro indiciados estariam se beneficiando da prática dos furtos.
Na ocasião, a equipe da concessionária Elektro alertou acerca do risco de incêndio no condomínio de apartamentos – hipótese que foi afastada por ora – ante a intervenção realizada.
Durante a ação foram utilizados 22 policiais civis, em sete viaturas policiais caracterizadas; quatro eletricistas; além dos dois peritos criminais.
Os suspeitos foram levados para a Central de Polícia Judiciária, onde prestaram depoimento e vão responder por furto. Três deles pagaram fiança criminal e foram postos em liberdade. O quarto indiciado não recolheu o valor e seria encaminhado ao Poder Judiciário para audiência de custódia. A pena para este tipo de crime varia de 1 a 4 anos de prisão, mais multa.
As informações constam nos boletins de ocorrência números 2.076/2019, 2.078/2019, 2.074/2019 e 2.077/2019.