É BOM FAZER FESTA
Assim começa o Evangelho de São Marcos:
“Está escrito no profeta Isaías:
‘Eis que envio à tua frente o meu mensageiro, e ele preparará o teu caminho. Vós que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as veredas para ele’.
Assim veio João, batizando no deserto e pregando um batismo de conversão, para o perdão dos pecados. A Judeia inteira e todos os habitantes de Jerusalém saíam ao seu encontro, e eram batizados no rio Jordão, confessando seus pecados. João se vestia de pelos de camelo, usava um cinto de couro à cintura, e alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre. Ele proclamava: depois de mim vem aquele que é mais forte do que eu. Eu nem sou digno de, abaixando-me, desatar a correia de suas sandálias. Eu vos batizei com água. Ele vos batizará com o Espírito Santo.’”
São João Batista é celebrado com festa em muitos países do mundo, com fogueiras, fogos de artifício, balões, danças e comidas típicas; imagino que devem fazer um culto religioso também. Aqui no Brasil é comum incluir nos festejos a oração do terço e o hasteamento do mastro com as imagens de São João Batista, São Pedro e Santo Antônio.
São João Batista é o padroeiro da nossa diocese, e também da Itaiquara; meu avô, que foi o fundador da Itaiquara e tinha o seu nome, fez construir em sua homenagem a Capela que foi inaugurada no dia 24 de junho de 1950.
Lá será a nossa festa que terá início com a celebração da Eucaristia, às 19:00. No final da missa será abençoado e erguido o mastro com as três imagens e solto um foguetão de muitas cores. Na sequência, numa barraca montada ao lado, uma confraternização com música, dança da quadrilha e comidinhas gostosas.
Louvo a Deus, participo da festa e da alegria de todos. Estarão presentes membros de nossas comunidades, alguns de meus filhos, netos e bisnetos, inclusive os bisnetinhos gêmeos que estão com quatro anos, moram em Maceió e virão passar os dias das férias escolares com os avós. Mas, no fundo meu coração, está um espinho muito dolorido: há 25 anos, no dia de São João Batista, meu filho José, de apenas 25 anos, faleceu tragicamente.
Na quarta feira desta semana que está terminando, tivemos uma pizzadinha da casa do Joaquim e da Ana Lúcia para festejar o aniversário da Sofia, 17 anos. No dia 6 de agosto, ela irá para Bélgica: um intercâmbio de um ano! Faz parte do regulamento que os intercambistas não podem receber visitas dos familiares, nem fazer visitas. Sabendo disso, senti um aperto no coração. Mas, um consolo bom: cartas e encontros pela internet são permitidos.
Na primeira semana de Agosto, acontecerá em Lisboa, a Jornada Mundial da Juventude 2023. Gostei muito de haver participado da do Rio de Janeiro e da do Panamá. Sou otimista! Apesar dos meus 88, cheia de esperança, com minha filha Maria e três amigas de Tapiratiba, estamos inscritas para esta, no grupo do Padre Rogério, da Comunidade Deus Proverá. Nosso programa é viajar com uns diazinhos de antecedência e ir à Fátima.
Gosto de assistir, na TV Aparecida, a fala do Arcebispo Dom Orlando Brandes; ele fala de segunda a sexta, às 11:55, por cinco minutos. É muito bom! Na quarta feira desta semana ele falou sobre um santo inglês, Thomas More: casado, pai de família, filósofo, homem de estado, diplomata, homem de leis, ocupou vários cargos públicos importantes no tempo do reinado de Henrique VIII. Católico praticante, participava diariamente da missa, dedicava-se com muito amor aos pobres e necessitados. Quando o rei quis assumir o governo da Igreja Católica na Inglaterra para que fosse abençoado seu casamento fora da lei de Deus, Thomas declarou-se submisso ao Papa, e foi preso, tendo permanecido vários anos na cadeia. Deixou escritos importantes deste tempo. Antes de morrer, fez uma belíssima oração. Terminou sendo decapitado.
Na próxima semana:
Dia 26 – Dia Internacional da Luta Contra o Uso e o Tráfico de Drogas; Dia Internacional de Apoio às Vítimas da Tortura e Dia do Metrologista.
Dia 27- Dia Nacional do Vôlei e Dia do Relojoeiro.
Dia 29 – Dia do Pescador e Dia da Telefonista.Que as festas que realizamos façam crescer a amizade e o amor cristão em nossas famílias e comunidades.