terça-feira , 26 novembro 2024
Início / Colunas / Dom Orani / Dom Orani 06/05/2023 – Maio – Mês Mariano

Dom Orani 06/05/2023 – Maio – Mês Mariano

Maio – Mês Mariano

Maio é o mês dedicado a Nossa Senhora, porque no mês de maio celebram-se, em especial, algumas festas marianas, além do Dia das Mães. No dia 13 de maio, celebramos Nossa Senhora de Fátima, no dia 24 de maio, celebramos Nossa Senhora Auxiliadora, no dia 29 de maio, celebra-se a Festa de Nossa Senhora Mãe da Igreja e no dia 31, celebra-se a Visitação de Nossa Senhora. Há também a tradição popular da coroação de Nossa Senhora como Rainha. Por isso, é recomendável durante o mês de maio a oração do terço, por ser o Mês Mariano. Em nossa arquidiocese organizamos o terço pelos vicariatos. Embora devamos rezar sempre o terço, nesse mês o fazemos de um modo mais solene.

Podemos nos reunir em comunidade e rezar o terço durante esse mês de maio, além da oração do terço no vicariato. Hoje, existem os grupos do terço das mulheres e terço dos homens, além de outros grupos que rezam o terço. Muitos desses grupos surgiram através do Mês Mariano. Se caso na sua paróquia não houver esses grupos de oração, junte a sua família em casa e reze o terço. Pode ser à noite, antes de dormir, ou pela manhã, ao acordar, antes de sair para o trabalho.

É muito salutar que o padre reze o terço com os fiéis antes das missas, durante a semana, e dedique uma catequese de formação e de santificação do Povo de Deus. Se a paróquia é muito grande, o pároco incentiva os fiéis a esta pia devoção.

O terço é a “arma” do cristão, ou seja, o católico deve trazer o terço no bolso e rezá-lo diariamente, pedindo a Nossa Senhora paz e proteção. Temos que ter um carinho, um amor e respeito por Nossa Senhora, pois Ela é nossa Mãe. Jesus a entregou à Humanidade quando a entregou aos cuidados do Apóstolo João. Devemos pedir a intercessão de Nossa Senhora sempre, pois Ela leva o nosso pedido até o seu Filho. “Não se conhece quem fez um pedido a Nossa Senhora e não tenha sido atendido”. Nossa Senhora intercede por nós, como ela intercedeu pelo povo nas Bodas de Caná da Galileia.

Podemos fazer um pedido especial a Nossa Senhora: que tenhamos mais paz em nosso país e no mundo. Que tenhamos mais emprego e que nenhuma pessoa passe fome. Que nos inspire a trabalhar pela justiça social em nossas terras. Que as pessoas se amem mais umas as outras, do mesmo modo que Jesus pediu. Podemos pedir por nossa família, para que seja mais unida e reine o diálogo, a paz e a união. Família que reza unida, permanece unida. E, ainda, a família é a Igreja Doméstica, que em nossos lares tenha espaço para a oração e para a fraternidade.

No último domingo do mês, ou no dia 31 de maio, as paróquias promovem o momento da coroação de Nossa Senhora, venerando Nossa Senhora Rainha. Nossa Senhora é a rainha da nossa vida e da nossa história, rainha do céu e da terra. Ela é rainha porque seu filho é rei, mas a realeza dos dois, como sabemos, é diferente, são reis humildes e nos ensinam o caminho do amor. A reza do terço é uma bela demonstração de fé em Deus e a Nossa Senhora. A oração do terço acalma o coração e, por um momento, esquecemos as nossas preocupações.

Nossa Senhora é nossa advogada junto de Deus e não quer ver nenhum de seus filhos sofrer. Nossa Senhora recebe vários títulos, e isso depende do local e da circunstância em que ela aparece, mas é a mesma Mãe de Deus. Em maio, recordamos alguns títulos de Nossa Senhora, mas ao longo do ano recordamos vários outros. Os fiéis obtêm grandes graças ao rezar o terço, por isso, vale a pena rezar o terço ao longo desse mês. Rezamos, também, pedindo a conversão dos pecadores, que muitos corações se convertam e voltem para Deus.

No segundo domingo de maio, aqui no Brasil, recordamos o Dia das Mães. Elevemos uma prece a Mãe do céu, que interceda por nossas mães aqui da terra. E se sua mãe já é falecida, reze por suas duas mães que estão no céu. Nesse dia, agradeça a Deus pela vida de sua mãe e por ter concedido que você tivesse duas mães, a do céu e a da terra.

Quando rezamos o terço, oferecemos rosas a Nossa Senhora, cada Ave-Maria é uma rosa que ofertamos a Virgem Maria. Da mesma forma que oferecemos “rosas” a Nossa Senhora, que possamos oferecer para as nossas mães, também. Rezemos um terço e participemos da celebração Eucarística nesse dia junto com nossas mães. Antes de dar algum presente para as nossas mães, estejamos junto a elas nesse dia. O maior presente para elas nesse dia é a nossa presença. Se já faleceu, reze a Deus pedindo que junto de Nossa Senhora ela interceda por você. 

Façamos desse mês de maio um mês especial, dedicado a Nossa Senhora e às nossas mães. Reserve um tempo para rezar o terço. Se não puder ir até a Igreja, reze em casa, no carro, na ida ou na volta do trabalho. Lembremos de todas as mulheres que trazem o nome ‘Maria’, que sejam abençoadas por Deus, a exemplo de Nossa Senhora, e busquem sempre fazer a vontade do Senhor.

Em nossas comunidades, ao longo desse mês de maio, podemos colocar a imagem de Nossa Senhora em destaque, ao lado do presbitério, ou preparar um altarzinho para ela na lateral da Igreja. Dessa forma pode-se rezar o terço de frente à imagem de Nossa Senhora. Se for rezar o terço em casa, prepare um altarzinho, acenda uma vela e reze diante de uma imagem de Nossa Senhora. Nas intenções do terço podemos pedir por nós, por nossa família, pelo mundo e ainda pela conversão dos pecadores.

A tradição de ter um mês dedicado a Maria surgiu por volta do século XII, era preciso pedir a proteção da Mãe Maria pelas necessidades da Igreja de seu Filho. Até por isso, Nossa Senhora é conhecida como a ‘Mãe da Igreja’, porque ela intercede constantemente pelas necessidades da Igreja de seu Filho. A devoção Mariana está presente no Brasil desde o período da evangelização promovida pelos padres jesuítas e, aos poucos, foi ganhando força até como conhecemos hoje.

Durante esse mês de maio dedicado a Maria e às mulheres de maneira geral, peçamos a Nossa Senhora que interceda por todas as mulheres, que elas sejam respeitadas em sua dignidade e que todas as mulheres não sofram nenhum tipo de violência. Que as mulheres possam ter oportunidades de emprego e serem respeitadas nos locais de trabalho e em suas casas.

Nossa Senhora nos acompanhará ao longo desse mês de maio, e que o Espírito Santo esteja conosco, do mesmo modo que esteve com Nossa Senhora e nos auxilie em nossas decisões.

Que do céu ela derrame muitas graças sobre todos nós.

Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós!

Nossa Senhora Mãe da Igreja, rogai por nós!

Nossa Senhora Auxiliadora, rogai por nós!

Orani João, Cardeal Tempesta, O. Cist.Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ

Confira também

Sant’Ana e São Joaquim

Celebramos no dia 26 de julho a memória litúrgica de Sant’Ana e São Joaquim, pais …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *