Boletim vai ao ar três vezes por semana e veicula notícias sobre São José do Rio Pardo e região
Em fevereiro de 2016, a Gazeta do Rio Pardo inovou e lançou via internet, na página do jornal no Facebook, o Informativo Gazeta. O boletim vai ao ar três vezes por semana, nas tardes de segundas, quartas e sextas-feiras, e veicula informações sobre fatos registrados em São José do Rio Pardo e região.
O programa de sexta-feira, que vai ao ar à noite, traz as chamadas que serão destaques na edição impressa da Gazeta, disponível nas bancas todos os sábados de manhã.
O Informativo é apresentado e redigido, desde o primeiro programa, pela jornalista Giselle Torres Biaco, que é também editora-chefe do jornal impresso. A edição das imagens tem como responsável o designer Rafael Polississo, as reportagens são feitas pela equipe do jornal impresso e a gravação em estúdio conta com a assessoria da estagiária de jornalismo Marina Camacho.
O Informativo começou pequeno, era feito dentro da própria Redação do jornal impresso. Mas, com a entrada do novo diretor da empresa, Henrique Gonçalves Torres, o programa ganhou nova roupagem e um estúdio anexo ao prédio, que fica na Vila Formosa. Hoje conta com equipamentos próprios de filmagem, som e iluminação.
Vários patrocinadores acreditaram e apoiaram o projeto como “Dona Rosa Salgados”, Odontologia “Dr. José Carlos Winter” e “Esteves Móveis Exclusivos”.
Tecnologia
Apesar de centenário – a Gazeta impressa completou 108 anos em janeiro –, o jornal não se abalou com as novas tecnologias, mas aliou-se a elas. “A ideia, desde a concepção do Informativo, sempre foi a de informar cada vez mais rápido e de modo acessível aos vários públicos. A internet permite essa rapidez e essa abrangência, que é tudo que as pessoas querem hoje em dia”, diz Giselle.
Para a jornalista, a tendência é essa. “Essa mudanças tecnológicas não têm volta. E novos canais de comunicação não atrapalham o jornal impresso. As informações via web, por exemplo, são mais superficiais, porque vêm em formato de nota. Já o jornal impresso é mais completo, traz as reportagens, as entrevistas, o complemento para o que é veiculado na internet. E nossa Gazeta impressa tem seu público fiel, aquele que gosta de pegar o jornal e ler no sábado de manhã.”
Proliferação de páginas
Giselle fala sobre o crescente número de páginas que são abertas quase que diariamente no Facebook, com o objetivo de veicular informações sobre o que acontece no município. “São muitas as páginas que se intitulam mídia, jornal. E são muitas as pessoas que se intitulam jornalistas na internet. Algumas têm o seu responsável, são preocupadas com aquilo que postam e até se tornam ‘parceiras’ da Gazeta com a troca de informações. Mas muitas são abertas por alguém que não quer ser identificado. Na ânsia de obter curtidas e visualizações, muita coisa fica distorcida, pois não há o comprometimento de checar as informações. A liberdade existe para todos, mas é preciso utilizá-la com responsabilidade.”
Mudanças
Além do Informativo, Gazeta conta com outras mídias digitais, como um portal e um site. E Giselle diz que vem mais por aí. “A nossa proposta, agora que o Informativo web já está consolidado como um canal de comunicação digital, é ampliá-lo para que, em um futuro próximo, se transforme em um jornal via internet.”
Fonte: Gazeta do Rio Pardo