Projeto EPTV na Escola tem como tema para as redações deste ano, as fake news
A EPTV divulgou segunda-feira (16) a lista dos semifinalistas do projeto EPTV na Escola – 2019. Esse ano o tema da redação foi “Quando a Mentira Parece Verdade” e debate principalmente as fake news. A relação dos semifinalistas tem seis (6) alunos de São José do Rio Pardo, cada qual de uma escola do município. Confira os nomes:
Aluno: Alana Escames Candido;
Escola: EE Euclides da Cunha;;
Professor: Dulcinéia de Brito Bracci;
Título da Redação: Nem tudo que se lê ou vê é real.
Aluno: Eduardo Bello Galego;
Escola: EE Professora Sylvia Portugal Gouvêa de Sylos;
Professor: Abigail Carmen Moreira Seyffert;
Título da Redação: Click consciente.
Aluno: Lucas Henrique Neroni;
Escola: EE Professora Stella Couvert Ribeiro;
Professor: Elaine Cristina Freire Zanatto;
Título da Redação: Não às falsas escolhas.
Aluno: Maria Catharina Dal Bom;
Escola: Colégio Unigrau;
Professor: Vera Lúcia Apolinário;
Título da Redação: Fake News: Passado e Presente.
Aluno: Maria Eduarda Maldonado Marcelino;
Escola: EMEB Professora Stella Maris Barbosa Catalano;
Professor: Naiara;
Título da Redação: A adulteração das mídias.
Aluno: Maria Júlia de Oliveira Amadeu;
Escola: De grau em grau – COC;
Professor: Rossângela Pedrozo Magalhães;;
Título da Redação: As fakesnews.
O projeto
O EPTV na Escola envolve, todos os anos, cerca de 90 mil estudantes do último ano do ensino fundamental. O objetivo é promover a interatividade entre os alunos e um veículo de comunicação, permitir que os participantes conheçam o processo de produção de um telejornal, e que utilizem a programação da EPTV como recurso educacional. Além disso, o foco é desenvolver a integração entre as escolas e, através da escolha do tema da redação, propiciar aos alunos o contato com a pesquisa e a aquisição de conhecimento.
Semifinalistas
A pré-seleção dos semifinalistas é realizada por jornalistas da EPTV para a definição das redações dos alunos de cada cidade que irão para a seleção final.