terça-feira , 26 novembro 2024
Início / Cidade / Secretaria de Segurança terá mais duas viaturas

Secretaria de Segurança terá mais duas viaturas

Secretaria de Segurança terá mais duas viaturas

Secretário Folharini diz que a população está priorizando agora a segurança pública

O secretário municipal de Segurança e Trânsito de São José do Rio Pardo, José Fernando Folharini, cobrou e a administração viabilizará recursos para a compra, mediante licitação, de mais dois veículos. Hoje a Secretaria dirigida por José Fernando Folharini dispõe apenas de um carro e duas motos em condições de uso.

Outra novidade relacionada à Secretaria de Trânsito é que um novo curso será ministrado, desta vez a 10 guardas municipais, em breve. O curso será voltado a capacitar esses guardas a fiscalizarem as infrações municipais ocorridas no trânsito da cidade: trafegar ou estacionar na contramão, estacionar em vagas impróprias, etc. A capacitação deverá ter a duração de dois meses, mas ainda não há previsão de quando iniciará.

Curso anterior

Folhariniestá satisfeito com os resultados do curso anterior, que capacitou melhor os guardas municipais e que já vem apresentando melhorias no trabalho realizado em prol da cidade. Mas, ciente de que a população atual quer que a segurança pública seja a prioridade, ele está solicitando mais viaturas (a GM tem apenas um carro e duas motos), a reforma da antena externa de comunicação entre os guardas e um concurso público para contratar mais gente.

Para Folharini, os primeiros beneficiados com o curso realizado em 2018 foram os próprios guardas municipais, que passaram a se sentir mais valorizados. Lembrou que a instituição Guarda Municipal existe há 35 anos e sempre necessitou dessa capacitação, que nunca foi feita, até que no segundo semestre de 2018 acabou se concretizando.

“A Secretaria tinha uma verba, quando a assumi, que dava para comprar um veículo ou reformar a antena externa de rádio, que só foi mexida 10 anos atrás. Ela fica exposta ao tempo e há o desgaste natural. Conversando, porém, com meus dois diretores e após autorização do prefeito Ernani e do vice Reinaldo, decidimos partir para o curso, que resultou na valorização até mesmo dos guardas que não participaram porque já têm certa idade, ou por estarem próximos da aposentadoria ou outras razões, que respeitamos”, lembrou.

O curso foi ministrado a 25 participantes durante cerca de três meses e meio de aula, trazendo a eles um conhecimento maior daquilo que já sabiam. “Hoje eles estão muito mais preparados e nós já vimos o resultado disso em janeiro, quando houve seis ações e quatro delas com resultados positivos. Apreendemos um quilo de drogas e nove meliantes flagrados em tráfico e furtos. Foram ações sozinhas da Guarda e também em conjunto com a Polícia Militar”, explicou.

Dentre os trabalhos efetuados pelos guardas municipais, a ministração de noções de segurança e trânsito a crianças em escolas está incluída por ser considerada crucial para a formação de futuros cidadãos conscientes.

Clamor por segurança

Fernando reiterou que atualmente a população cobra da administração municipal e da polícia uma segurança maior na cidade, fato que também vem ocorrendo em praticamente todo o país, superando até mesmo demandas tradicionais relacionadas à saúde e educação. Ele lamenta que os prefeitos anteriores não tenham dado à Secretaria de Segurança e Trânsito o valor que ela merecia em São José do Rio Pardo. “Não a viam com bons olhos”, protestou. “Não viram que aqui é uma Secretaria de fundamental importância para a cidade, principalmente no tocante à segurança”.

Agora, com a administração atual mais empenhada em dar suporte estrutural aos guardas municipais, a meta é conseguir mais viaturas, consertar a antena externa para comunicação entre os guardas e, talvez no final do ano, realizar um concurso público para a contratação de mais gente. O efetivo atual é de 46 pessoas, sendo que seis (6) são lotados no Corpo de Bombeiros, quatro (4) estão afastados e vários outros entram alternadamente em férias. “A gente acaba trabalhando com uma média de 10 guardas por turno, o que é extremamente pouco. O problema maior está na dotação orçamentária porque o ‘cobertor é muito curto’“, concluiu.

Nesta foto de arquivo, guardas ministram noções de segurança e trânsito a crianças

 

Confira também

Justiça Federal condena Márcio Chaves e outros por fraude em licitação

Editor do jornal Democrata já sofreu outras condenações: por dano moral e denunciação caluniosa A …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *