Integrante da região de São João da Boa Vista que foi reclassificada para a fase amarela, a cidade de São José do Rio Pardo está autorizada e poderá flexibilizar a partir de agora, os serviços não essenciais como bares, restaurantes, academias, templos religiosos, entre outros, que estavam impedidos de funcionar desde março.
A terceira fase (amarela), chamada pelo governo estadual de flexibilização, permite a abertura do comércio por seis horas diárias e amplia a capacidade de atendimento de 20% para 40%. Além disso, libera o funcionamento de salões de beleza, cabeleireiros, manicure e pedicure.
“Deveremos nos reunir extraordinariamente na próxima segunda-feira, dia 10, e decidir sobre a liberação destes setores”, disse o secretário de gestão Fernando Passos, em entrevista à Rádio Difusora 107,3 FM nesta sexta-feira (7) afirmando, que mesmo com a reclassificação, anunciada pelo governo do estado, apenas após publicação de decreto municipal, os referidos setores poderão voltar a abrir.
“Ainda assim, com protocolo específico, com as capacidades de público reduzida, tanto nas academias, templos e outros que poderão ou não voltar a funcionar”, disse Juliana Flausino, secretária Municipal de Saúde, em entrevista à Rádio Difusora 107,3 FM.
Outra preocupação da secretária é com a piora dos números de covid-19 na cidade, que nesta manhã de sexta (7) beirava a casa dos 300 casos e com mais de 20 pessoas internadas, várias delas em UTI, duas delas utilizando respiradores.
“Com esta abertura de novos setores, precisaremos evitar a todo custo as aglomerações, e neste Dia dos Pais, tomarmos todo o cuidado, evitando os afagos e higienizar muito bem as mãos várias vezes por dia”, disse Juliana, destacando que a capacidade internação hospitalar por Covid na cidade está no limite.
Mais informações sobre a mudança de fase, na edição impressa do Jornal Gazeta do Rio Pardo, neste sábado (8).
Avançaram da fase laranja para amarela
- DRS XIV – São João da Boa Vista: Aguaí, Águas da Prata, Caconde, Casa Branca, Divinolândia, Itobi, Mococa, Santa Cruz das Palmeiras, São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo, São Sebastião da Grama, Tambaú, Tapiratiba e Vargem Grande do Sul.
Vejam como ficaram as regiões do estado de São Paulo após a reclassificação anunciada na sexta (7-8-2020)
Regiões na fase vermelha:
- Franca
- Registro
Regiões na fase laranja:
- Sub-região Oeste da RMSP
- Sub-região Norte da RMSP
- São José do Rio Preto
- Barretos
- Presidente Prudente
Regiões na fase amarela:
- Baixada Santista
- Município de São Paulo
- Sub-região Leste da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP)
- Sub-região Sudoeste da RMSP
- Araraquara
- Araçatuba
- Ribeirão Preto
- Piracicaba
- Bauru
- Marília
- Sorocaba
- São João da Boa Vista
- Taubaté
- Campinas