terça-feira , 26 novembro 2024
Início / Cidade / Medicamento vasoconstritor prejudica saúde nasal e gera efeitos semelhantes a cocaína
Rafael de Paula e Silva Felice de Souza, otorrinolaringologista

Medicamento vasoconstritor prejudica saúde nasal e gera efeitos semelhantes a cocaína

Uso excessivo de remédios como ‘Neosoro’ pode causar rinite medicamentosa, diz otorrino 

Diante de tantas incertezas trazidas pelo coronavírus, talvez a principal delas seja a dificuldade em diferenciar o Sars-CoV-2 de uma gripe ou resfriado. Na terça-feira (2), o médico otorrinolaringologista Rafael de Paula e Silva Felice de Souza, filho do médico Carlos Alberto de Souza, falando ao “Jornal do Meio Dia”, da Difusora, esclareceu dúvidas sobre patologias comuns, incluindo rinite alérgica, e as medicamentosas, assunto de destaque dessa matéria. Dr. Rafael explicou os malefícios do uso contínuo de vasoconstritores, substância responsável por causar a doença.

Gripe vs Covid-19

Segundo o médico, a única maneira de saber a diferença entre gripe, resfriado, coronavírus e alergia, é fazendo o teste. “Por isso os protocolos recomendam que se a pessoa estiver com síndrome gripal, precisa tratar como se fosse a Covid-19, e fazer o teste independente de quem seja o agente. Temos mais de 50 vírus que podem causar o resfriado comum, um deles é o coronavírus. Na dúvida devemos tratar o quadro como se fosse Covid, isolar, avisar as pessoas que tiveram contato há poucos dias para que eles fiquem atentos aos sintomas, e as pessoas que moram na mesma casa devem se isolar também. O principal é que a pessoa faça o teste”, declarou.

“Algumas dicas ajudam. A rinite alérgica, por exemplo, não costuma causar febre. Se a pessoa tiver febre, e pelo menos dois dos sintomas, é preciso tratar como Covid. Dor de cabeça, dor de garganta, nariz escorrendo, dor no corpo – se o paciente tiver dois desses sintomas, deve procurar um atendimento médico”, disse Rafael.

O médico aconselhou que a população não deve esperar que os sintomas fiquem típicos para se isolar. Quanto maior for a demora para fazer a testagem e tratar o quadro, maiores as chances de contaminar outras pessoas e agravar a doença.

Entupimento nasal

“O nariz entupido pode ter diversas causas. Diferenciamos a causa em cirúrgica e não cirúrgica. Um entupimento nasal muito comum é devido ao desvio de septo. A parede que divide o nariz ao meio, às vezes é torta, e não deixa o ar passar pelo como deveria. Isso atrapalha a respiração de muitas pessoas, nesse caso, só resolve com cirurgia”, contou.

Outra causa, segundo Dr. Rafael, é quando a mucosa ou alguma outra estrutura dentro do nariz fica inchada, seja por rinite alérgica, resfriado, ou gripe. “Nesse caso, só com um tratamento o problema já pode ser resolvido”.

“Em crianças vemos muitos casos de adenoide, que é a carne esponjosa que fica no fundo do nariz, onde começa a garganta. Se a adenoide for muito grande, hipertrofiada, também atrapalha a respiração, principalmente à noite. Muitas crianças roncam, dormem de boca aberta”, destacou.

Adenoide

A adenoide é uma estrutura normal do corpo humano. “Ela  passa a ser um problema quando está muito grande, acaba atrapalhando a respiração. O ar não consegue passar pelo nariz, a pessoa precisa abrir a boca para cortar o caminho, isso não é correto, traz consequências futuras, aumenta a chance de roncos e apneia, é algo que precisa ser corrigido. Sabemos que a adenoide murcha um pouco com medicação. Se ela estiver inchada ou inflamada, tratamento clínico com remédios pode diminuir de 20% a 30% do tamanho. Para muitas pessoas isso é o suficiente, já para outras, a adenoide é tão grande que o medicamento não muda nada. Nesse caso é preciso fazer cirurgia”, instruiu.

Medicamentos Vasoconstritores

Dos medicamentos que podem ser comprados sem receita, o otorrinolaringologista informou sobre dois grupos. Os baseados em soro fisiológico, que são usados para lavar o nariz e podem ser usados com frequência, como o Rinosoro, por exemplo, e os vasoconstritores, que podem ocasionar sérios problemas com o tempo.

 “A rinite medicamentosa, é um vício em vasoconstritor, medicamentos que possuem oximetazolina ou nafazolina. São remédios que viciam e a pessoa não consegue sair de casa sem. A longo prazo, isso causa uma obstrução. O Neosoro, por exemplo, não deve ser utilizado rotineiramente”, alertou.

“O medicamento com vasoconstritor, abre bastante o nariz no momento do uso, causa um conforto. Mas depois disso, acontece o efeito rebote. O nariz não retorna ao estado anterior, ele fica mais inchado do que antes. O medicamento causa dependência, e a longo prazo pode desenvolver a rinite medicamentosa. Os efeitos que esses medicamentos causam na mucosa, são semelhantes ao da cocaína, mas de maneira muito menos potente. Porém, os efeitos são os mesmos”, pontuou.

“Vemos perfuração de septo nas pessoas que usam vasoconstritor continuamente, o fungar constante. Essa substância tem ação em outros vasos, como do coração, pode causar taquicardia. Por esse motivo não é recomendado o uso desses produtos com frequência. Caso a pessoa esteja muito incomodada, deve utiliza-los por no máximo três dias, dessa forma não terá problemas ou efeitos colaterais”, informou o médico.

Tontura

Dr. Rafael falou sobre a tontura e suas causas. “As tonturas podem ser consequência de uma infinidade de coisas. Fome, dormir mal, estresse, tudo isso pode gera-la. Quando o paciente vai ao médico, temos que diferenciar. Será que isso está acontecendo por algo ligado ao coração? Como hipotensão, por exemplo, que é quando a pessoa levanta da cadeira, ou da cama, e já tem a sensação de que vai desmaiar, pode ser hipotensão postural. Temos também as tonturas que vêm da cabeça. Da parte central, que é o neurologista que cuida, ou da parte periférica, que vem do labirinto, que é um órgão que temos dentro do ouvido, um dos responsáveis por nosso equilíbrio”, comentou.

“Quando o labirinto não está muito bem, temos uma sensação de movimento mesmo parado. É comum vermos tonturas por erros alimentares também. Abuso de doces quando o açúcar está desregulado, pessoas que fazem jejum podem ter tontura, podem ser vários fatores que precisam ser examinados. A maioria das causas de tontura tem cura”, disse.

Para prevenir a tontura, é preciso cuidar da saúde como um todo. Evitar doces em excesso, cafeína, e ter uma boa qualidade de sono.

Assista a entrevista na íntegra acessando o link: https://www.facebook.com/watch/live/?v=239118624338781&ref=search

Confira também

João Luís, Mafepi e Márcio Zanetti confirmam pré-candidaturas a prefeito

Por enquanto, apenas os três declaram interesse em concorrer nas eleições de outubro João Luís …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *