Previsão é de que a contagem da população aconteça entre os meses de junho e agosto
O IBGE de São José do Rio Pardo promoveu na última quinta-feira (25), em ambiente virtual, a primeira Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2022 (REPAC) que trata dos preparativos para o Censo 2022 – a contagem demográfica da população que já está atrasada em dois anos, por conta da pandemia.
Durante a reunião foram abordadas questões relacionadas ao cronograma e apresentados os mapas do município – das áreas urbana e rural a serem visitadas pelos recenseadores. A contratação e treinamento das pessoas que vão trabalhar no processo e os sistemas de coleta e transmissão de dados também foram explicados.
O processo seletivo a ser realizado pelo IBGE deverá contratar 48 recenseadores para atuar na contagem populacional no município em 2022. Além de 1 agente censitário municipal, 5 agentes censitários supervisores e 1 agente censitário de administração e informática. O processo ainda será divulgado. A expectativa é de que ocorra a partir de janeiro do próximo ano.
Uso de meios eletrônicos
Conforme lembrou Vanessa Fonseca, coordenadora censitária de subarea do IBGE, a contagem populacional por meio do Censo pode refletir diretamente no recebimento de mais ou menos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
O Censo – que deve começar em 1º de junho de 2022 e terminar em agosto – será informatizado, com o uso de equipamentos eletrônicos e mapas monitorados por GPS em tempo real, o que possibilitará um acompanhamento mais fiel acerca dos dados a serem coletados, evitando o que ocorreu no último levantamento, em 2010, quando prefeituras pediram recontagens, contestando a quantidade de habitantes informada em seus municípios. A maioria das reclamações era de que havia mais habitantes do que a contagem revelou.
Ainda na reunião foi lembrado que a coleta das informações está amparada pelas leis de proteção de dados, garantindo o sigilo da metodologia e a não divulgação de dados individualizados de pessoas ou empresas. Durante a contagem, a população poderá usar mecanismos para identificar os funcionários do IBGE que estão trabalhando no Censo, por meio de canais oficiais.
A organização do Censo lembra da necessidade de participação e apoio do poder público e da sociedade civil para a execução dos trabalhos.
A reunião contou com representantes da Prefeitura (Daniela Perussi, Amanda de Oliveira Schiavon), Câmara Municipal (Thais da Silva Nogueira), Polícia Militar (Cabo Lucas de Freitas Alves), Gazeta do Rio Pardo (Gilmar Ishikawa), Rotary Club (Maria Angela Dalbello) e ACI (Maria Rosa Nogueira Della Torre), além das representantes do IBGE (Denise Sernaglia Capoano Montovani, Natalia Guardabaxo e Vanessa Fonseca).
População rio-pardense diminuiu ao longo dos anos
Ao longo das décadas, os levantamentos censitários do IBGE permitem um acompanhamento mais detalhado acerca da densidade demográfica da região, em especial sobre a quantidade de habitantes do município.
Em breves comparativos é possível constatar, por exemplo, que um dia São José do Rio Pardo já foi maior que Mococa, em termos populacionais.
Dados da década de 1940 apontam que São José do Rio Pardo era o 46º município do Estado, em número de habitantes. À época, tinha Divinolândia (chamada Sapecado) como distrito, e totalizava 34.096 habitantes na área total do município (incluindo os 7.187 do distrito). Importante destacar que 8.436 habitantes residiam na área rural de São José e 1.159 na área rural de Sapecado.
Naquele período, a vizinha Mococa era o 65º município em número de habitantes. Tinha 26.054 no total, inclusos os moradores dos distritos de Igaraí (4.975) e São Benedito das Areias (1.875)
Já na década de 1950, São José do Rio Pardo viu diminuir a quantidade de moradores. Segundo dados da época, na 48ª posição em números populacionais, contabilizava 32.019 habitantes, inclusos os 6.797 de Divinolândia.
Enquanto isso, Mococa e seus distritos contavam com 30.706 habitantes, na 55ª posição do ranking.
Em 1953, deu-se a emancipação de Divinolândia. Em 1960, São José do Rio Pardo aparece como o 66º município em número de habitantes, totalizando 31.381. Naquele período, 14.186 viviam na zona rural.
Já Mococa e os distritos, na 62ª colocação, totalizava 31.851 habitantes.
Segundo a última atualização de Estimativas da População do IBGEde, ano base 2020, Mococa tem atualmente 68.980 habitantes (110º colocado no Estado) e São José do Rio Pardo, 55.124 (132ª posição, no ranking populacional).