‘Gulosos & Curiosos’ leva milhares à Feira
Comerciantes que participaram aprovam o evento e sugerem que seja repetido
Como era previsto, a nova edição do Gulosos & Curiosos, realizada nos dias 14 e 15 de novembro, levou milhares de pessoas à Feira do Produtor. Já considerado por muitos como o maior festival de gastronomia artesanal e ambulante da região, o evento reuniu mais de 50 produtores e expositores de alimentos.
Gazeta do Rio Pardo ouviu alguns dos comerciantes que expuseram seus produtos na Feira e eles fizeram elogios; em alguns casos, fizeram sugestões. O jornal ouviu também alguns consumidores. As entrevistas foram gravadas por Luis Fernando. ‘A cada dois meses’
‘Em final de semana’ Paulo José Catalano, dono de padaria no bairro Eduardo Cassucci e em um estande na Feira do Produtor aos domingos, disse que estar no ‘Gulosos’ foi uma chance de divulgar o que produz em uma véspera de feriado e no próprio feriado, quando normalmente o movimento na cidade seria menor. Sugeriu que o evento seja repetido, mas em algum final de semana, para que os comerciantes apresentem o que fazem. |
‘Poderia ser repetido’
Celso Elias dos Santos Lourenço disse que o ‘Gulosos’ é “uma oportunidade interessante” por ser um evento “que tem diversidade de idades, tendo jovens, crianças, velhos”. Afirmou estar satisfeito com os resultados por possibilitar a apresentação de seus produtos: baguetes, pães caseiros (tradicionais e especiais), roscas, etc. Destacou também que o evento é um ponto de encontro e de passeio das pessoas, razão pela qual poderia ser repetido outras vezes.
Produtos novos
Outro expositor, Fábio Ferrarezi, disse que o movimento de pessoas no ‘Gulosos’ foi muito bom e sentiu que o ambiente também estava bom. No seu estande o público pode encontrar muitas variedades de lanches e também as ‘barcas’ especiais, para a família. Afirmou ter aproveitado o evento para lançar produtos novos no mercado (baurus diferenciados e hambúrguer artesanal) e comentou que valeu a pena o investimento feito para participar.
‘Feira ou outro lugar’
O comerciante Luiz Muradi acha o ‘Gulosos’ importante por permitir a muitos produtores de alimentos, que exercem sua atividade de forma desconhecida, possam expor o que fazem a um público maior. Representando o Rotary, Muradi disse que o macarrão feito pela entidade foi preparado na frente dos clientes. “É legal também porque forma renda para a entidade e para as pessoas daqui da cidade, que precisam mostrar seus produtos”. Destacou que, independente do volume de vendas, o importante é cada um “mostrar sua cara e mostrar o que a gente faz, para que em outra oportunidade já conheçam o que é produzido”. Sugeriu, por fim, que o evento seja mensal, na Feira do Produtor ou em outro lugar.
Gulosos: elogios e sugestões dos consumidores
Público elogia o evento e gosta dos produtos; uma pessoa sugeriu mais mesas
‘Parte do calendário’
Flávio Francisco Bortoti foi ao ‘Gulosos’ como consumidor e considerou-o muito bom. “A gente vê que tem produtos muito bons, sendo oferecidos para o público aqui e é um sucesso. Ontem (quarta-feira, dia 14) foi bom, hoje (15) foi bom outra vez”. Opinou que é um evento que poderia, sim, fazer parte do calendário da cidade porque ela necessita de iniciativas dessa natureza. “Não interferindo com as festas da paróquia, acho que o público aceita bem, sim”.
Mesas às pessoas
José Renato Ximenes também seguiu na mesma linha de raciocínio, ou seja, acha que o ‘Gulosos’ ajuda a cidade a ter mais uma opção de passeio com gastronomia e ajuda os comerciantes, por oferecer-lhes um espaço para apresentarem seus produtos. Ele fez, contudo, uma crítica construtiva para o caso de, futuramente, o evento vier a ser repetido: a falta de mesas para as pessoas se sentarem e se acomodarem adequadamente precisa de uma solução por parte dos organizadores.
Bebida e comida
Marco Dias foi outro participante a conceder entrevista ao jornal. Destacou que o ‘Gulosos’ serve para que as pessoas levem suas famílias e “desfrutem de um ambiente aconchegante, com muita bebida e muita comida”.
Elogiou o evento
Vagner Donizete Domingos foi sucinto em seus comentários, mas elogiou o evento, ao qual compareceu na quinta-feira, dia 15, e opinou que poderia ser repetido.
‘Opção diferente’
A jovem Vânia Cristina Ribeiro de Souza disse que “a cidade não tem nada, (o ‘Gulosos’) é uma opção diferente para o pessoal vir e desfrutar o que o pessoal do comércio tem para oferecer, sendo bom para a cidade e para quem expõe seu produto”.
Muito a oferecer
Silvio Torres, deputado federal, esteve presente e fez o seguinte comentário: “Temos que valorizar o que é da nossa terra. Temos muitas iniciativas, empreendedores individuais, gente que tem capacidade e qualidade, mas muitas vezes não são conhecidos do grande público. É uma oportunidade de os rio-pardenses conhecerem também o quanto a sua cidade tem a oferecer de bom”.
Vejam as fotos do evento