Previsão é da secretária municipal de saúde Márcia Biegas, que explica as razões nesta matéria
O início do processo para construção do prédio da ESF Natal Merli aconteceu em 2011, sendo atestada como obra concluída em 2014. A Unidade permaneceu sem atividade após a conclusão da obra, aguardando estruturação de equipe e aquisição de equipamentos, o que acabou comprometendo a estrutura devido a vandalismo e desgaste natural, segundo a secretária de saúde Márcia Biegas.
Por mudanças na forma de financiamento da Atenção Primária a Saúde, o governo federal descredenciou as equipes que não haviam iniciado atendimento até 2018, sendo necessário novo pedido de credenciamento, que só foi liberado em 2019.
“Hoje os equipamentos e mobiliários estão comprados com recurso de emenda parlamentar, a equipe está sendo composta após realização de processo seletivo, e já foram chamados médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde”, conta Márcia.
A adequação do prédio será retomada no dia 27 de janeiro, segunda-feira, sendo necessário ser refeitos a parte elétrica, hidráulica, cobertura, pintura e ainda foi solicitado o laudo AVCB, pelo Corpo de Bombeiros.
Ainda não foi definida uma data para inauguração do ESF. O secretário municipal de Obras, Carlos Eduardo Xavier, definirá o cronograma dos serviços necessários de adequações do prédio com o empreiteiro nesta segunda-feira.
A intenção é organizar a Unidade para que possa ser aderida ao Programa ‘Saúde Na Hora’, iniciativa do governo federal com contrapartida municipal, que busca maior acesso aos serviços da Atenção Primária, com horário ampliado para consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, dispensação de medicamentos, coleta de exames laboratoriais, testes de rastreamento para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), triagem neonatal, aplicação de vacinas, acompanhamento pré-natal, entre outros procedimentos.