ESF do Cassucci realiza o Projeto Aerohiit
A atividade acontece três vezes por semana: às segundas, quartas e sextas
O ESF (Estratégica Saúde da Família) do Bairro Carlos Cassuci vem realizando desde o início deste ano o Projeto Aerohiit que atende os moradores da comunidade que são atendidos pelos agentes de saúde.
O projeto visa uma maior integração das pessoas com atividades físicas ao ritmo de músicas e vídeos exibidos em uma TV instalada para esta finalidade.
Segundo a enfermeira responsável, Claudia Inês dos Reis Lima, a atividade acontece três vezes por semana: às segundas, quartas e sextas e tem em média a participação de 20 pessoas.
Antes do interessado (a) começar a atividade ele responde ao agente de saúde qual o seu interesse no projeto que pode ser: convívio social, condicionamento físico, prevenção/saúde, necessidade médica/convite do agente de saúde.
O projeto tem a duração de seis meses onde é feito o acompanhamento da pessoa e de sua saúde, com medição de altura, peso, pressão arterial, glicemia e IMC. Diante destes números é possível ver a evolução física da pessoa.
Segundo a enfermeira Cláudia a maioria dos participantes buscam o projeto não só pela saúde, mas principalmente pelo convívio social, o que tem aumentado em muito a auto estima destas pessoas.
O ESF atende em média 150 a 200 pessoas por semana, residentes dos bairros: Carlos Cassucci, Eduardo Cassucci e Redher.
O local também orienta na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e está agora perto dos dias de carnaval intensificando as orientações e distribuição de preservativos e teste de HIV.
Participantes do projeto Aerohiit: exercícios e convívio social na comunidade