terça-feira , 26 novembro 2024
Início / Cidade / Em janeiro mais de 1.100 casos de Covid foram confirmados por laboratório
Imagem ilustrativa da internet

Em janeiro mais de 1.100 casos de Covid foram confirmados por laboratório

Do início de maio até o dia 25, foram registrados 102 resultados positivos pela Clínica São Lucas

Nessa quinta-feira (27), o país registrou 30.033 novos diagnósticos de Covid-19 em 24 horas, completando 30.868.945 casos conhecidos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de casos nos últimos 7 dias foi de 17.313, variação de -1% em relação a duas semanas atrás. Desde o começo de abril, esta foi a terceira vez que o número de casos conhecidos adicionados no dia passou da casa dos 30 mil.

A realização de testes de Covid-19 é de extrema importância para o controle da pandemia e para a identificação de novos casos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o combate ao coronavírus deve incluir o maior número possível de pessoas testadas ao redor do mundo. No Brasil, infelizmente, a testagem em massa não acontece como em outros países, mas a existência de testes facilita e torna mais eficaz o diagnóstico e controle da situação em cada estado e município.

Para saber mais sobre a periodicidade de testes realizados e obter informações a respeito dos casos positivados, o jornal entrou em contato com a Clínica São Lucas essa semana, e conversou com Thaís Aguilhera, biomédica e especialista em hematologia clínica, funcionária da clínica e responsável pela liberação de laudos.

Segundo dados fornecidos por Thaís, que englobam todas as unidades da Clínica São Lucas ( São José do Rio Pardo, Tapiratiba, Vargem Grande do Sul, Casa Branca, São João da Boa Vista, São Sebastião da Grama, Itobi e Divinolândia) em maio de 2021 foram realizados 249 testes PCR  e 765 de antígenos. Neste mesmo período, em maio de 2022, foram feitos apenas 9 PCR e 336 testes rápidos de antígeno. Ao todo, em maio de 2021, foram 217 resultados positivos. Até quarta-feira, 25 de maio de 2022, foram registrados 102 diagnósticos positivos pela clínica.

A biomédica destacou que apesar da clínica atuar em outros municípios, a maioria dos casos positivos e testes realizados, são oriundos de São José do Rio Pardo.

Thaís Aguilhera, biomédica e especialista em hematologia clínica

“Este mês de maio o teste rápido de antígenos caiu pela metade, e o PCR também teve uma queda muito alta”, observou.

Janeiro foi o mês com maior número de casos

Comparando os dados de 2021 com os de 2022, janeiro foi um mês com altíssimo índice de resultados positivos de exames de detecção da Covid. Na clínica, em 2021, foram confirmados 125 casos de coronavírus com a realização dos exames. Já este ano, no mesmo período, foram 1.114 diagnósticos positivos.

“A quantidade de testes positivos este ano no mês de janeiro foi bem grande, e poderia ter sido pior ainda se não houvesse testes. Tivemos alguns dias que ficamos sem testes, não encontrávamos o material para comprar, a procura foi grande”, disse Thaís.

Em fevereiro de 2022, a clínica São Lucas realizou 555 testes de antígeno e apenas 16 de PCR. Já em 2021, no mesmo mês, foram feitos 223 PCR e 320 testes rápidos de antígeno. O resultado foi que em 2021, fevereiro bateu a marca de 173 positivados, enquanto no mesmo período deste ano, registrou 195 casos. 

Até o momento, março de 2022 foi o mês em que a clínica diagnosticou o menor número de casos positivos. Foram feitos 196 testes de antígeno e apenas 7 de PCR, resultando em 25 testes com resultado positivo naquele mês. Enquanto em 2021, o número chegou a 190.

Em abril de 2022, a clínica fez 160 testes rápidos e apenas 1 PCR. Os resultados confirmaram 37 diagnósticos positivos. Já em 2021, no mesmo mês foram feitos 450 testes de antígenos e 209 PCR, com 139 resultados positivos.

Segundo Thaís, durante este período pós rodeio, houve um aumento considerável da procura por testes de Covid-19 na clínica, além de um aumento no número de casos positivos.

Tipos de testes

A profissional explicou quais testes de detecção de Covid-19 são realizados pela clínica. “Aqui na São Lucas fazemos os testes rápidos, tanto de antígeno quanto de sorologia. O antígeno é feito desde o começo dos sintomas, até o sétimo dia, e a sorologia é feita após o sétimo dia de sintomas. Realizamos também o PCR que é enviado para um laboratório de apoio, não analisamos aqui, porque é um teste mais complexo, de amplificação de DNA, não temos os aparelhos necessários, então ele é terceirizado, porém o material é colhido aqui”, afirmou.

De acordo com a biomédica, a orientação que a clínica recebeu, é de sempre notificar a Vigilância Epidemiológica sobre todos os testes realizados.

“As coletas do SUS são realizadas aqui na clínica, a Prefeitura disponibiliza de acordo com a procura dos pacientes. Temos os dias certos de coleta, que é segunda-feira, terça e quarta-feira. A própria Secretaria da Saúde tem uma equipe que passa aqui, retira as amostras e faz a distribuição para o laboratório deles que realiza a análise”, informou.

Na Clínica São Lucas, o valor do teste de antígeno é R$80,00, enquanto o PCR, que é terceirizado, custa R$230,00.

Confira também

João Luís, Mafepi e Márcio Zanetti confirmam pré-candidaturas a prefeito

Por enquanto, apenas os três declaram interesse em concorrer nas eleições de outubro João Luís …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *