Neste início de 2020 os casos suspeitos chegam a 11, com dois deles confirmados
Em 2019, o município de São José do Rio Pardo teve 290 casos suspeitos de dengue, dos quais 198 foram confirmados, 23 foram descartados e outros 69 casos suspeitos ainda aguardam resultados laboratoriais.
Segundo informações da Vigilância Epidemiológica do município, repassadas ao jornal pela secretária de Saúde Márcia Biegas, o atraso no diagnóstico dos exames decorre das dificuldades enfrentadas pelo Laboratório Adolf Lutz, que é estadual e atende todas as solicitações de exames feitas pelas cidades paulistas.
Segundo Márcia, agora, nos primeiros dias de 2020, a cidade já tem 11 casos suspeitos, sendo que dois (2) já foram confirmados e nove (9) aguardam resultado.
Epidemia em Mococa preocupa a população
A cidade de Mococa já registrou 125 casos oficiais de dengue entre 1º de dezembro de 2019 e 7 de janeiro e a população está bastante preocupada. O número representa 25% do total de doentes registrados em todo ano de 2019. Há ainda cerca de 70 casos suspeitos aguardando o resultado de exames. Em junho de 2019, Mococa decretou epidemia, a quarta do município.
Na penúltima, em 2015, foram registrados cerca de 3 mil casos. Agora em 2020 a situação volta a preocupar por conta da oscilação entre altas temperaturas e chuvas, proliferando demais os focos de mosquito do aedes.
“A nova epidemia vem desde abril de 2019. Deu uma diminuída nos casos por causa do inverno, mas com a volta do calor em dezembro houve uma explosão de casos”, afirmou a coordenadora da Vigilância em Saúde, Joanna Barretto Jones.
Previsão de surto
Os estados do Nordeste, assim como Espírito Santo e Rio de Janeiro, poderão ter um surto de dengue a partir de março de 2020, afirma o Ministério da Saúde.
“A dengue é uma doença sazonal e o quadro é dinâmico e pode mudar em pouco tempo, mas, no momento, os nove estados do Nordeste e as regiões do Sudeste com grande contingente populacional pouco afetadas em 2019 estão no nosso alerta”, afirmou ao G1 o porta-voz do Ministério da Saúde, Roberto Said.
O Brasil registrou 1.544.987 casos de dengue no ano passado, com 782 mortes, segundo dados da pasta, um aumento de 488% em relação a 2018, um ano considerado atípico pelo Ministério.