Alunos do ‘João Gabriel’ se destacam na OBMEP
Três alunos da escola conseguem medalhas na competição nacional de matemática
Criada em 2005, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) tem como objetivo estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área.
Visando melhorar ainda mais o rendimento dos alunos da E.E. “Dr. João Gabriel Ribeiro”, os professores Fabiano Donizeti da Silva Luzetti e Marcelo Bonfante Amadeu desenvolvem, desde 2016, o projeto “OBMEP na Escola”, trabalhando com atividades extraclasse com o uso de materiais da OBMEP, com provas e bancos de questões.
Desde então, a escola vem sendo destaque na competição, obtendo na 13ª edição da OBMEP, referente ao ano de 2017, prêmio para a unidade escolar representada pelo vice-diretor Geraldo Bento, para o professor Fabiano Donizeti da Silva Luzetti e para os alunos Diogo Saloti Correa (Medalha de Prata), Guilherme Peres Domingos (Medalha de Prata) e João Victor Saloti Alves (Medalha de Bronze).
Os professores Fabiano Luzetti e Geraldo Bento com os alunos João Vitor, Diogo e Guilherme
BOX
Colégios particulares também participam
O IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada) anunciou os vencedores da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2017 no portal oficial da competição (www.obmep.org.br). Pela primeira vez a maior competição estudantil do país contou com participantes de 4.473 colégios particulares.
A OBMEP manteve o número de medalhas a alunos de escolas públicas das edições anteriores: 500 medalhas de ouro, 1.500 de prata e 4.506 de bronze – em decorrência de empate – e 38,6 mil menções honrosas. Os alunos de escolas particulares receberão 76 medalhas de ouro, 227 de prata, 682 de bronze e 5,7 mil menções honrosas.
A 13ª edição da OBMEP bateu novo recorde de escolas (53.231), de 99,6% dos municípios brasileiros. Dos 18,2 milhões de estudantes inscritos, 941 mil foram classificados para a segunda fase da competição – 903 mil de escolas públicas e 38 mil de particulares.
Professores, escolas e secretarias municipais de Educação também concorrem a prêmios, de acordo com o desempenho dos alunos.
Sobre a OBMEP
Destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3ºano do Ensino Médio, a OBMEP é realizada pelo IMPA e promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
A olimpíada integra o calendário de atividades do Biênio da Matemática do Brasil 2017-2018, que tem patrocínio do BNDES e apoio dos ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e da Educação. Criada em 2005 pelo IMPA, a OBMEP tem como metas estimular o estudo da Matemática, revelar talentos – incentivando seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas – e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento.
O impacto efetivo da OBMEP nos resultados de Matemática no país tem sido medido por estudos independentes. Escolas que participam ativamente da competição apresentam melhora no desempenho dos alunos de 26 pontos na Prova Brasil, o equivalente a 1,5 ano de escolaridade extra
APAE de São José receberá cadeira de rodas
A Federação das APAES do Estado de São Paulo (FEAPAES/SP), que possui sede em Franca (SP), entregará em Pirassununga e Lorena, nos dias 27 e 28 de setembro, respectivamente, 112 cadeiras de rodas para dezessete APAES do estado de São Paulo. A APAE de São José do Rio Pardo será uma das contempladas.
A doação acontecerá graças à parceria realizada, em 2014, com a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Da entrega, que acontecerá em Pirassununga, serão beneficiadas as APAES das cidades de: Aguaí, Araras, Descalvado, Espirito Santo do Pinhal, Porto Ferreira, Santa Rita do Passa Quatro, Santa Rosa do Viterbo, São João da Boa Vista, Tambaú, Vargem Grande do Sul e São José do Rio Pardo, totalizando 75 cadeiras.
Já com relação a entrega que acontecerá na cidade de Lorena, localizada na região do Vale do Paraiba, receberão as cadeiras as APAES de: Cruzeiro, Cunha, Guaratinguetá, Lorena, Taubaté e Ubatuba, somando 37 cadeiras.
Este ano já foram doadas mais de 530 cadeiras e estão agendadas novas entregas para os Conselhos de Votuporanga, Laranja Paulista e Nova Odessa. O objetivo é oferecer melhor qualidade de vida as pessoas com deficiência, haja vista que as cadeiras são entregues para uso individualizado e não para as instituições.
Serão 112 cadeiras destinadas às APAEs de 17 cidades do estado de São Paulo