Com 8 integrantes, Colegiado tem histórico de conflitos com as administrações passadas
Começou no dia 1º de fevereiro e vai até o dia 2 de março o período de inscrições para interessados em compor o Conselho Municipal de Saúde. O colegiado é formado por 8 integrantes sendo: 4 representantes de entidades ou associações de usuários do serviço público de saúde; 2 representantes dos trabalhadores da saúde; e 2 representantes da administração e prestadores de serviços da área.
A atuação é de forma voluntária, com a finalidade de auxiliar na formulação e execução da política municipal de saúde. São promovidas reuniões periódicas para apreciação de balancetes, deliberação quanto aos investimentos a serem realizados, entre outras atribuições, pelo mandato de 2 anos.
Há anos São José do Rio Pardo tem vivido uma relação conflituosa com o Conselho Municipal de Saúde, principalmente em razão da sua composição, quase sempre com integrantes contrários às administrações municipais e gestores da saúde.
Na última composição, por exemplo, o CMS foi contrário à instalação do NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família, unidade multidisciplinar que ofereceria diversos atendimentos integrados à área da saúde, dentre as quais: Médico Acupunturista; Assistente Social; Profissional de Educação Física; Farmacêutico; Fisioterapeuta; Fonoaudiólogo; Médico Ginecologista/Obstetra; Médico Homeopata; Nutricionista; Médico Pediatra; Psicólogo; Médico Psiquiatra; Terapeuta Ocupacional; Médico Geriatra; Médico Internista (clínica médica), Médico do Trabalho e também Médico Veterinário.
Todos os detalhes sobre as inscrições, documentação exigida e critérios de aceitação ou não das entidades e pessoas indicadas como representantes podem ser verificados no Edital publicado na edição nº 538 do Diário Oficial Eletrônico do município.