Gazeta procurou esta semana o chefe do Cartório Eleitoral, Valdir da Costa Calado, para fazer atualizações sobre o andamento do recadastramento biométrico na cidade. O cadastro é obrigatório e indispensável para estar em dia com a justiça eleitoral do país.
Segundo Valdir, 70% do eleitorado já fez a biometria. “Temos 42 mil eleitores em São José, mais de 25 mil pessoas já fizeram o recadastramento. Ainda falta em torno de 30% da população eleitoral, ou seja, mais ou menos 13 mil eleitores”, conclui.
Atendimento
“O pessoal está preferindo vir direto ao cartório do que agendar. Estamos atendendo desde os que fazem o agendamento até os que vêm direto pra cá. A quantidade de atendentes que temos agora é o suficiente para fazer os cadastros. Estamos intercalando eleitores entre um e outro agendado. O que percebemos é que muitas vezes a pessoa que agenda pela internet marca para daqui a 30 dias, aí quando chega o horário, ela não vem porque acaba esquecendo ou porque surge um compromisso naquele horário”, comenta.
Idade
De acordo com Valdir, o recadastramento é obrigatório para as pessoas de todas as idades. “No entanto, existem aquelas que têm mais de 70 anos e perguntam se estão obrigadas a fazer. Estão sim. Mas a preocupação deles é se caso eles não fizerem o recadastramento biométrico, se eles podem perder o CPF, e com isso, perder os benefícios e a aposentadoria. Para os maiores de 70 anos isso não ocorre. Agora para as pessoas abaixo de 70, isso pode sim acontecer. Caso não façam a biometria vão ter problemas, como o cancelamento do CPF e do título de eleitor. Como consequência isso vai ter algum desdobramento no âmbito do INSS”, prossegue o chefe do Cartório.
Título e CPF cancelados
“Caso a pessoa que teve o título e o CPF cancelados queira viajar para fora do país, ela terá que ir até a Polícia Federal para expedir o passaporte, lá vão ver que ela tem um problema com a justiça eleitoral e não vai poder pegar o passaporte, por exemplo. Além de não poder assumir cargos de concursos públicos, entre outras coisas. Por isso é muito importante vir até o cartório e fazer o recadastramento biométrico”, alerta.
Endereço
O cartório eleitoral fica localizado na Rua Benjamin Constant, 179, no Centro. Para mais informações, ligue para o número (19) 3681-4522. Para agendar o cadastro biométrico, acesse o site http://www.tre-sp.jus.br. O prazo para a regularização da biometria é até o dia 19 de dezembro em São José do Rio Pardo.
Por Júlia Sartori