A caminhada terá percurso de 5 quilômetros, com música ao vivo na chegada
Cooperativas com instalações em São José do Rio Pardo iniciaram os preparativos para a quinta edição da “Caminhada das Cooperativas”, que neste ano acontecerá no dia 14 de julho (domingo), com concentração ao lado do Ginásio Municipal de Esportes “Adhemar Machado de Almeida” (Tartarugão). A saída será às 9 horas, com trajeto no sentido da Perimetral rumo ao “Pontilhão” após a Nestlé, com retorno pelo mesmo percurso. O objetivo é proporcionar aos participantes prática de atividades saudáveis e filantropia para entidades assistenciais.
Em breve as inscrições estarão abertas no Colégio Lumen, Cooxupé, Credisan, Sicoob, Sicredi, Unimed e Uniodonto. A caminhada terá percurso de 5 km e na chegada haverá música ao vivo, sorteios de brindes e praça de alimentação, com rendas destinadas a duas entidades beneficentes ainda a serem definidas nesta nova ação conjunta das cooperativas. O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo (SESCOOP/SP) também tem importante participação na promoção deste evento, a exemplo da vinda do “Demônios da Garoa” em show no último feriado municipal de 19 de março.
A caminhada novamente é realizada próximo do Dia Internacional do Cooperativismo, data mundialmente celebrada em 4 de julho. O Departamento de Esportes e Cultura (DEC) da Prefeitura Municipal mais uma vez colaborará na logística do evento, que terá acompanhamento de ambulância e apoio da Guarda Municipal e Polícia Militar, além de distribuição de água mineral. Os promotores também planejam envolver clubes e academias locais, além de grupos de caminhadas, visando maior número possível de participantes.
Unidos, dirigentes das cooperativas têm se reunido semanalmente: “estamos anunciando com antecedência para evitar coincidir com outros eventos no município”, destacam. A união das cooperativas é um movimento de solidariedade visando o desenvolvimento social comunitário: “precisamos continuar exercitando ações filantrópicas para levar reais benefícios a nossa comunidade, principalmente os mais carentes onde, muitas vezes, as políticas públicas não os alcançam na plenitude. É aí que o cooperativismo pode atuar”, finalizam os organizadores.
Cooperativismo
Na contramão da economia nacional que enfrenta crise em praticamente todos os segmentos, o cooperativismo segue em alta em diferentes partes do país. A crise vivenciada demonstra claramente que deve acabar, ou ao menos mitigar, os excessos. Baseadas em princípios e valores diferenciados, que não buscam o enriquecimento desenfreado, as cooperativas têm menos sobressaltos durante a crise financeira pois à medida que crescem com segurança, fortalecem e aumentam suas raízes.
O cooperativismo é uma alternativa real para que a população tenha outra visão de como os seres humanos podem viver conjuntamente baseados na ajuda mútua, sem renuncia à individualidade. Recentemente a ONU (Organização das Nações Unidas) reconheceu que “as cooperativas constroem um mundo melhor”.