terça-feira , 26 novembro 2024
Início / Cidade / Vacinação contra a gripe começa dia 15

Vacinação contra a gripe começa dia 15

“Imunização pela vacina confere proteção contra complicações”, lembra Gisele

A campanha de vacinação contra a gripe começará no dia 15 de abril e será realizada até 31 de maio em São José do Rio Pardo. Terá como dia D, que é a campanha em nível nacional, 4 de maio, no sábado.

De acordo com Gisele Flausino, enfermeira da Vigilância Epidemiológica da cidade, a ausência de imunização contra a influenza, em casos de complicações, pode evoluir para óbito.

“A doença é sazonal, viral e altamente contagiosa. A imunização através da vacina nos confere uma proteção maior para que não tenhamos uma complicação por conta da doença, da síndrome gripal, que já é esperada para esse período do ano” explica a enfermeira.

“Por conta das variações dos vírus, e existem vários, geralmente o que predominou no hemisfério sul, que foi no inverno, é o que vai ser comtemplado dentro da nossa vacina para conferir essa imunidade para este tipo de vírus, que está circulando e atuando mais naquele momento. Então esse ano nós já temos uma previsão de modificação de duas cepas do componente da vacina. A importância de se vacinar anualmente, é que aquela que foi feita no ano passado não nos conferiu uma imunização para o vírus deste ano. Então através da imunização de 2019, é que nós vamos adquirir essa imunidade” prossegue Gisele.

Segundo ela, algumas pessoas ainda possuem um certo preconceito contra a vacinação. “Trabalhamos todos os anos para aumentar nossa cobertura vacinal, principalmente nas faixas etárias dos grupos de riscos. Mas ainda enfrentamos dificuldades e até mesmo preconceito com relação a faixa etária das crianças por conta dos pais e responsáveis, e principalmente os idosos. Eles tinham o estigma de reação muito forte, mas são coisas que trabalhamos pra melhorar”, relata.

Grupos

Esse ano haverá uma ampliação na faixa etária das crianças. Antes a vacinação era feita em bebês de 6 meses até 5 anos incompletos. Agora a orientação é para crianças de 6 meses até 6 anos incompletos. De acordo com os dados epidemiológicos dos anos que apareceram a partir da epidemia de 2009, foram inclusos outros grupos de risco, como profissionais da área da saúde, da comorbidade (*), e recentemente foram inclusos professores e ADI´s.

Campanha

A vacinação será realizada no Centro de Saúde de segunda a sexta-feira, com horários que ainda serão divulgados. No PSF do Vale do Redentor, de segunda a sexta das 8h00 às 14h00. No posto do Cassucci, de segunda a sexta das 10h00 às 15h00. Nos demais PSF será de acordo com a escala de cada unidade, que já é conhecida pelo bairro.

(*) Comorbidade: é a existência de duas ou mais doenças simultâneas na mesma pessoa.

Confira também

João Luís, Mafepi e Márcio Zanetti confirmam pré-candidaturas a prefeito

Por enquanto, apenas os três declaram interesse em concorrer nas eleições de outubro João Luís …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *