terça-feira , 26 novembro 2024
Início / Cidade / Profissionais mostram abrangência dos biomédicos

Profissionais mostram abrangência dos biomédicos

Profissionais mostram abrangência dos biomédicos

Existem mais de 30 áreas de atuação aos formandos e uma delas é a citologia

 

Alunos do curso de biomedicina da FEUC participaram do 1º Simpósio de Biomedicina, que teve duas palestras com profissionais experientes do setor. Um deles, Jorge Luis Naliati Nunes, falou da profissão e de suas áreas de atuação em geral. Outro, Silvana Cardoso Sassi Nunes, detalhou a área da citologia em que atua. As palestras aconteceram no prédio da própria FEUC.

Jorge Nunes, biomédico e coordenador do curso de biomedicina no Centro Universitário Barão de Mauá de Ribeirão Preto, fez um apanhado geral sobre a profissão de biomédico, seu campo de atuação e a legislação que envolve a atividade biomédica.

Lembrou que o biomédico tem mais de 30 áreas de atuação, sendo, na saúde, uma das profissões com abrangência maior. “Isso é importante porque, quando o mercado satura numa área, você tem a flexibilidade de atuar em outra”.

Jorge também destacou que, por ser o curso em São José ligado a uma instituição pública (FEUC), tem a seu favor o fato de ser uma iniciativa séria e ainda por uma mensalidade muito acessível. “Para se ter uma ideia, os cursos de biomedicina têm uma mensalidade média de 1 mil a 1 mil e quinhentos reais. Esse valor de 385 reais por mês em São José do Rio Pardo é excepcional e deve ser aproveitado pelos alunos”.

Citologia

Silvana Nunes, biomédica responsável pelo setor de citologia do Hospital São Francisco de Ribeirão Preto, falou aos participantes do evento da FEUC sobre esta área em que atua. Abordou, de forma específica, a citologia oncótica (exame de Papanicolau), que requer biomédicos para análises laboratoriais.

Ela frisou que o biomédico não é médico e sim um profissional que trabalha fazendo análises diagnósticas. No caso da citologia, o médico colhe o material nas mulheres e o remete para exame de laboratório que o biomédico fará. “E o nosso diagnóstico é preventivo de câncer de colo uterino”, explicou.

O exame de colo uterino é indicado para todas as mulheres com atividade sexual e até mesmo depois da menopausa, sendo recomendado que seja efetuado ao menos uma vez por ano. É uma prática considerada preventiva e altamente importante para as mulheres em geral.

Silvana comenta ainda que, no Hospital São Francisco, são realizados quase 300 mil exames, incluindo os de citologia.

Os palestrantes (dois primeiros à esquerda) e os alunos participantes das duas palestras

 

Consumo excessivo de álcool também é perigoso fora do trânsito

*Por Dr. Ulisses dos Santos

 

No dia 09 de dezembro é celebrado no Brasil o Dia do Alcoólatra Recuperado. É comum pensar apenas em acidentes de trânsito e na cirrose hepática, quando se fala em consumo de álcool. Há, porém, diversos males que são causados ou agravados pelo abuso do álcool. Confira:

  • Gastrite: é uma inflamação na parede do estômago que pode causar sintomas como perda de apetite, náusea, azias e até vômitos. Se não tratada, pode causar úlceras e até o câncer de estômago.
  • Impotência ou infertilidade: o abuso de álcool pode lesionar nosso sistema nervoso e provocar a impotência masculina. Já em mulheres, o período menstrual pode se tornar irregular e provocar até infertilidade.
  • Infarto ou trombose: o álcool pode provocar doenças cardiovasculares como infarto ou trombose, em razão das altas taxas de colesterol e triglicerídeos, com gordura acumulada nas artérias, impedindo que o sangue circule normalmente.
  • Pelagra: doença causada pela falta de vitamina B3, que deixa pele com um tom acastanhado na face e mãos, e que causa uma coceira frequente e diarreia constante. O tratamento envolve a adequação da alimentação para ingerir mais alimentos ricos em vitamina B3, como amendoim, atum e sementes de gergelim.
  • Demência: caracterizada pela perda de memória, dificuldade em falar e em mover-se, este transtorno pode surgir ou até agravar-se em razão do consumo elevado de álcool.
  • Anorexia Alcoólica: ocorre quando bebidas alcoólicas passam a ser ingeridas no lugar de alimentos para evitar a ingestão de calorias e emagrecer. Este é um distúrbio alimentar, que facilmente pode levar ao surgimento da anorexia da bulimia.

Novos estudos confirmam ainda a ligação direta entre o consumo de bebidas alcoólicas e o surgimento de até sete tipos de câncer, que incluem a faringe, laringe, esôfago, fígado, cólon, reto e mama. O consumo de bebidas alcoólicas também não é aconselhado em pacientes com doenças como fígado gordo, pedra na vesícula ou síndrome do intestino irritável. No geral, é sempre bom evitar o consumo excessivo de álcool, mesmo que você seja uma pessoa completamente saudável.

*Dr. Ulisses dos Santos é gestor médico do HSANP, centro hospitalar da Zona Norte de São Paulo (SP)

 

 

Confira também

Justiça Federal condena Márcio Chaves e outros por fraude em licitação

Editor do jornal Democrata já sofreu outras condenações: por dano moral e denunciação caluniosa A …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *