quinta-feira , 10 abril 2025
Início / Colunas / Fator Martins

Fator Martins

Há um esforço imenso da Polícia Federal e do ministro-relator do inquérito dos atos antidemocráticos, Alexandre de Moraes, do STF, para evitar que Filipe Martins, o ex-assessor de assuntos internacionais de Jair Bolsonaro, deponha sobre a sua prisão. Ele ficou detido por seis meses após uma suposta tentativa de fuga para os Estados Unidos, informação nunca comprovada. A PF, há dias, chegou a informar que ele teria tramado uma fake news para fugir e enganar as autoridades, o que também não procede, segundo sua defesa. Um depoimento de Martins em sua defesa, no Congresso Nacional neste momento, seria um tiro contra o inquérito. Moraes negou pedido da Comissão de Relações Exteriores da Câmara para ouvir o ex-assessor. A Comissão havia aprovado requerimento do deputado Marcel van Hattem (NOVO-RS).

Dois pesos

Na caserna, eles são tidos como heróis ou coniventes com o golpismo. O caso, de qualquer forma, marcou suas fichas nas Forças Armadas. Apesar de se livrarem do indiciamento da PF, o ex-comandante do Exército Marco Antônio Freire Gomes, e o ex-comandante da Aeronáutica, Carlos de Almeida Baptista Junior, não deram voz de prisão a Jair Bolsonaro quando ouviram seus planos. Neste caso, teriam prevaricado.

Segue a novela

Na condição de Secretário de Relações Internacionais do PL, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (SP) apresentará Moção de Repúdio exigindo que o Brasil congele, imediatamente, toda a cooperação com a França e, mais, os programas de desenvolvimento de helicópteros e submarinos. É mais um episódio da crise Carrefour – que, apesar de recuar da decisão de não importar carne do Brasil, já abateu a relação.

Mais Janja

Já são cinco as moções de repúdio apenas na Comissão de Relações Exteriores da Câmara (CREDN), com o ataque desferido pela primeira-dama do Brasil, Janja da Silva, contra o empresário e futuro secretário de Governo digital dos Estados Unidos, Elon Musk. Na CREDN chegaram ainda duas convocações para o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, se explicar a respeito.

Prospectando

A Petrobras vai ter uma importante troca de cadeiras, conta a rádio corredor. Apadrinhada de Jean Paul Prates, ex-presidente, a atual Gerente Executiva de Suprimentos, Marina Quindere, deve assumir a Gerência Executiva do Compartilhado, lugar de grandes contratos e que atende a toda empresa, com orçamento que vale ouro. Ela era ligada também ao ex-diretor financeiro Marcelo Caetano.

Consciência no mercado

Neste mês da Consciência Negra, a Brasilcap tornou-se a 1ª companhia da Holding BB Seguros a assinar o Pacto de Promoção da Equidade Racial, iniciativa que contempla ações afirmativas em todos os níveis da gestão corporativa. “A Brasilcap tem quase 50% de mulheres e negros em postos de liderança. Equidade e diversidade são valores fundamentais”, diz Ernandes Macário, Executivo de Comunicação.

Confira também

MS negocia compra de insulina sem registro na Anvisa

Circula fora do Eixo em Brasília uma turma que constantemente adora flertar com o risco …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *