Parceria entre poder público, ACI e Sincopar busca atrair os consumidores e gerar empregos temporários
Com a chegada da época natalina, a cidade já prepara a abertura especial do comércio, impulsionada pela parceria entre Prefeitura, Associação Comercial e Sindicato do Comércio Varejista, com vistas a promover atividades que não apenas movimentem as vendas, mas também gerem oportunidades de emprego.
A iniciativa, que já acontece há vários anos, marca neste ano a retomada das festas sem as restrições provocadas pela Covid em 2020, 2021 e 2022, esperando que seja criado um ambiente propício para o reaquecimento econômico no final do ano. Em tempos de inflação alta e competição com a internet, o comércio rio-pardense atravessou um ano de movimento apertado e tenta fechar o ciclo ganhando um fôlego novo.
Horários
De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista, o Sincopar, a abertura das lojas no período noturno vai de 7 a 22 de dezembro, das 9 às 22 horas. Nos dias 10 e 17, domingo, não haverá abertura. Já no sábado, dia 23, funciona das 9 às 20 horas.
A entidade divulgou ainda que nos dias 24 e 31 dezembro, domingo, haverá funcionamento das 9 às 16 horas.
A expectativa é que a abertura especial do comércio durante o período natalino resulte na geração de empregos temporários em diversos setores, desde o varejo até os serviços associados às atividades promocionais.
Programação
Além da abertura especial do comércio, com horários estendidos, a cidade prepara uma série de atividades para movimentar as ruas, praças e, claro, as lojas. Lançada na quinta-feira (23), a programação do “Natal Mais Feliz” terá várias atividades culturais, e começa neste sábado (25), com o espetáculo Frenético’s, produzido pelo Núcleo Cênico da Fábrica de Expressão. Ao longo de dezembro serão diversas apresentações musicais, feiras de artesanato local, além da esperada Parada de Natal.
A decoração natalina será inaugurada oficialmente no próximo dia 1º de dezembro, sábado que vem, quando também está marcada a primeira Parada de Natal, pela Rua Francisquinho Dias. Na ocasião será aberta ao público a Fábrica de Brinquedos, uma atração instalada no Mercado Cultural. A segunda Parada de Natal está marcada para o dia 7 de dezembro.
A programação se estenderá até o dia 23 de dezembro. Depois do Natal, o réveillon terá comemoração especial na Área de Lazer.