terça-feira , 26 novembro 2024
Início / Colunas / O Preciosíssimo Sangue de Cristo

O Preciosíssimo Sangue de Cristo

O PRECIOSÍSSIMO SANGUE DE CRISTO

A devoção ao Preciosíssimo Sangue de Cristo remonta à Igreja nascente, sobretudo em referência ao sangue de Jesus derramado na cruz e também ao sangue de Cristo na Eucaristia. Foi, porém, no século XIX, que São Gaspar de Búfalo empreendeu grande campanha na propagação dessa devoção, cujo reconhecimento pela Sé Apostólica permitiu a composição da missa e ofício próprio, por ordem do Papa Bento XIV. Por isso, até hoje, São Gaspar é reconhecido pela Igreja Católica como o “Apóstolo do Preciosíssimo Sangue”.

Devido ao Papa Pio IX, a devoção foi estendida a toda Igreja e foi estabelecido o dia primeiro de julho como o seu dia. Isso porque em 1848 ele foi expulso de Roma  por forças revolucionárias e no ano seguinte, invocado e dando graças pelo “sangue derramado por Jesus por amor aos homens de todos os tempos”, os exércitos franceses permitiram-lhe voltar após um ataque que durou de 28 de junho a primeiro de julho. Assim, o Sumo Pontífice seguinte, São Pio X, criou essa festa.

O mês de julho é especialmente dedicado ao Preciosíssimo Sangue de Cristo.

Meus dois bisnetinhos que moram em Maceió, o Miguel e a Helena, que são gêmeos estiveram aqui por São Paulo três semanas; fui premiada com uns diazinhos na minha casa; que festa! Brincamos e conversamos muito! A última tarde, quarta feira desta semana, teve o “patrocínio” da minha nora Ana Lúcia, esposa do Joaquim, que é dentista. A tarde começou no consultório: dentista e clientes ganharam nota CEM. Em seguida, passeio na Ilha de São Pedro; apreciaram tudo, interessadíssimos. Para concluir, jantar na casa da “tia Lucinha”, um banquetinho para todas as idades. Na quinta feira, acompanhei-os de volta a São Paulo e já estou com saudade.

MUUUUITO importante, também no dia 5, nasceu em São Paulo outro casalzinho de bisnetos, a Flora e o Gael, filhos Thalles, e da Marina, minha neta, cujo pai era meu filho Henrique, falecido em 2003. Dois quilinhos cada um, mas já mamando e querendo crescer. Louvado seja Deus!

Hoje estou com uma panela realmente graúda no fogão; estamos cozinhando um feijão preto enriquecido – meu pai dizia que na minha casa não se faz feijoada, porque ela não tem rabo, nem orelha e alguns etcéteras; é light, mas, também fica gostosa. Vamos festejar o aniversário do Joaquim, 57, e 30 anos de casamento da Lu com o Edu com bolo e velinhas também. Fazer festa é ótimo!

Tenho uma floreira no meu terraço. Um belo dia, uma galinha fez um ninho e começou a botar ovos ali. A secretária que cuida daquele pedaço foi tirando os ovos e deixou um; nasceu um pintinho. Poucos dias depois, veio outra galinha. Aquela, ficou à vontade: nasceram oito, muito bem. Assim que a mãe dos oito desocupou o espaço, veio outra galinha que botou 13 ovos; quinta feira, nasceram todos!!! Estou curiosa, querendo saber se a maternidade da floreira vai continuar funcionando.

Penso que na próxima semana minha casa estará bem povoada, aproveitamento 100%.

A Jornada Mundial da Juventude está chegando… minha passagem está comprada, o nosso grupo animado, camisetas encomendadas, vou fazer uma revisão no meu aparelhinho de ouvido…Participei da Jornada do Rio e da do Panamá. Se Deus quiser… estarei na de Lisboa! Fiquei sabendo que o Papa vai passar aquela semana em Portugal.

Vi na Folhinha do Sagrado Coração de Jesus:

Hoje: Dia Nacional da Ciência, do pesquisador e do panificador. O egoísmo é eixo de sustentação e vida de todo pecado.

Amanhã, – Dia Mundial do Desarmamento e Dia Nacional da Pizza.

                Palavras do Papa: A Igreja não está somente na sombra do nosso campanário, mas abraça uma multidão de pessoas, de povos que professam a mesma fé, alimentam-se da mesma Eucaristia, são servidas pelos mesmos pastores. Sentir-nos em comunhão com todas as Igrejas, com todas as comunidades católicas pequenas ou grandes do mundo! É bonito isso! E depois sentirmos que estamos todos em missão, pequenas ou grandes comunidades, tosos devemos abrir nossas portas e sair pelo Evangelho. Perguntemo-nos então: o que faço para comunicar aos outros a alegria de encontrar o Senhor, a alegria de pertencer à Igreja? Anunciar e testemunhar a fé não são tarefas de poucos, diz também respeito a mim, a você, a cada um de nós!

Confira também

Pá de cal

O INCRA cumpriu determinação de seu Conselho Diretor e encerrou definitivamente o processo administrativo no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *