terça-feira , 26 novembro 2024
Início / Colunas / Ciclismo - Renato Martins / Ciclismo 03/06/2023 – Conheça o Vale dos Dinossauros

Ciclismo 03/06/2023 – Conheça o Vale dos Dinossauros

Conheça o Vale dos Dinossauros

Caro leitor!
Alguns roteiros se tornam obrigatórios para quem pedala, esse é o caso do “Vale dos Dinossauros”, nome dado ao lugar não sei por quem, mas o nome pegou tanto que a rota se tornou conhecida em várias cidades da região.
O lugar fica na região da usina do Rio do Peixe e bairro da Ponte Preta – próximo à área alagada pela represa já nos limites entre São José do Rio Pardo e Divinolândia. Segundo consta, o nome dado ao lugar é por ser bem alto, de onde se pode enxergar o vale do Rio Pardo e a sua calha. A altitude é de 1.281 metros, lugar de vento gelado e uma vista incrível.
Saindo do Ginásio Municipal de Esportes (Tartarugão) e voltando no mesmo local somam-se 48 quilômetros, percurso este que fará parte das rotas de ciclismo que serão entregues pelo Comtur à Secretaria de Turismo para que possa fomentar o cicloturismo em São José.
Essa rota é muito usada pelos ciclistas de São José do Rio Pardo, São Sebastião da Grama e Divinolândia, sendo considerada de nível avançado pelas suas muitas subidas e pela dificuldade de execução. Porém ao chegar no topo a paisagem vale a pena.
O caminho tem alguns pontos que podem ser usados como apoio. O primeiro é na Fazenda Barreirinho – na estrada estadual SP-211, não pavimentada, que liga São José e Divinolândia. No ponto há a Praça dos Ciclistas, lugar gentilmente feito para apoiar a galera do pedal, com local para descanso e água potável. Também há outro lugar depois do quilômetro 19, no Sítio São Marcos, onde é possível pegar água, e depois na Venda da Ponte Preta, onde se pode comprar salgados, doces e isotônicos.
Essa atração garante uma pedalada de três horas, sendo 48 quilômetros e 1100 metros de altimetria acumulados. Depois é só curtir aquela sensação boa de conseguir chegar no alto da serra e ver o horizonte.
Todas as rotas rio-pardenses serão entregues à Secretaria de Turismo até o final deste mês junho. Cada uma terá um QR CODE que poderá ser acessado em área própria, no Tartarugão. Acessando o sistema, o ciclista será direcionado para os APP STRAVA e WIKILOC, que são ligados aos satélites, guiando os ciclistas pelas rotas demarcadas.
A gente antecipa que haverá rotas fáceis, médias e de alta complexidade, para atender dos ciclistas amadores aos mais experientes.
Forte abraço!

Confira também

Pá de cal

O INCRA cumpriu determinação de seu Conselho Diretor e encerrou definitivamente o processo administrativo no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *