terça-feira , 26 novembro 2024
Início / Colunas / Ciclismo - Renato Martins / Ciclismo 20/05/2023 – Disputada a primeira etapa da Copa do Mundo de Mountain Bike

Ciclismo 20/05/2023 – Disputada a primeira etapa da Copa do Mundo de Mountain Bike

Brasileira Giuliana Morgan correu na categoria sub-23 e obteve um bom resultado

Caro leitor!
A Copa do Mundo de Mountain Bike 2023 começou com força total, atletas de todo o mundo participaram da primeira etapa que aconteceu em Nové Mesto na Morave, na República Tcheca, República Tcheca, onde as equipes apresentaram as novas bikes e seus atletas.
A sexta-feira (12) começou com a prova do XCC, que é um circuito curto que definiu o grid de largada para a prova principal que aconteceu no domingo (14). Na prova do XCC largam somente os quarentas primeiros do ranking UCI (União Ciclística Internacional), para uma prova rápida com 20 minutos mais uma volta em circuito reduzido.
O grande destaque foi o britânico Tom Pidcok, que largou no XCC na última posição, fez uma corrida de recuperação incrível e venceu com muita propriedade, mostrando porque voltou às pistas do mountain bike depois de um ano longe da Copa do Mundo, e após ter ganho medalha de ouro na Olimpíada de Tóquio.
No domingo (14) não foi diferente, Tom Pidcok voltou a vencer a prova do XCO (Cross Country Olímpico), depois de sofrer uma queda na terceira volta e cair para o sexto lugar. Novamente se recuperou e tornou a vencer e assim assumiu a liderança isolado da Copa.
O brasileiro Henrique Avancini, atual 11º do ranking UCI, ficou em 43º lugar; José Gabriel Marques 91º lugar; Luiz Henrique Cocuzzi e Ulan Galinsky não terminaram devido a problemas técnicos. Também participaram Alex Malacarne (22º), Gustavo Xavier (26º) e Cainã Oliveira, uma volta atrás.
No feminino a disputa também foi acirrada. Na prova do XCC, a austríaca Laura Stigger levou o primeiro lugar, seguida pelas suíças Alessandra Keller e Sina Frei, porém a grande surpresa ficou para a prova do XCO no domingo. A novata holandesa que estreou na categoria elite, Puck Pieterse, já chegou levando o lugar mais alto do pódio, surpreendendo a todos e desbancando a atual multicampeã, mundial, europeia e olímpica, Pauline Ferrand Prevot.
A brasileira Giuliana Morgan correu na categoria sub-23, que é para atletas abaixo de 23 anos e obteve um bom resultado, chegando na 15ª colocação. Já a atual campeã brasileira, Raiza Goulão, ficou em 61º, Hercília Najara (81º) e Karen Olímpio, 68º lugar.
Levando em consideração as condições climáticas onde a temperatura estava por volta de 5 graus e com chuva, os resultados foram considerados bons.
Forte abraço!

Confira também

Pá de cal

O INCRA cumpriu determinação de seu Conselho Diretor e encerrou definitivamente o processo administrativo no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *