sexta-feira , 3 maio 2024
Início / Cidade / Vacinação contra a gripe começou hoje
Imagem da internet

Vacinação contra a gripe começou hoje

Teve início hoje, segunda-feira (12), a Campanha de Vacinação contra a Gripe que neste ano, de acordo com o Ministério da Saúde, deve se estender até 9 de julho, priorizando neste primeiro mês as crianças de seis meses a até seis anos de idade, gestantes, puérperas – pessoas que tiveram filho há pouco tempo – indígenas e trabalhadores de saúde.

Segundo o calendário, a partir de 11 de maio, serão vacinados os idosos com 60 anos ou mais e professores. E na última etapa, entre 9 de junho a 9 de julho, a campanha será para pessoas com comorbidades ou deficiências permanentes, assim como caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo rodoviário e portuário, membros das forças de segurança e do Exército e funcionários do sistema prisional. A chamada população encarcerada, jovens e adultos de 12 a 21 anos de idade, que cumprem medidas socioeducativas, também serão imunizados nesta fase.

A campanha visa o combate à influenza e assim evitar que o sistema de saúde seja ainda mais sobrecarregado por pacientes com a chamada gripe comum. Cabe destacar que o vírus influenza também pode ser letal ao afetar o sistema respiratório, principalmente com a chegada do outono, quando há queda de temperatura e os casos tendem a aumentar.

Mistura de vacinas

De acordo com orientações do Ministério da Saúde, não é recomendado que as vacinas contra a gripe e a covid-19 sejam aplicadas simultaneamente. As autoridades sanitárias advertem que ainda não existem estudos sobre o assunto e, portanto, tem que haver máxima cautela.

O calendário de vacinação contra a gripe neste ano foi alterado, justamente para evitar o cruzamento das campanhas. Assim, ao invés de começar pelos idosos, a imunização será realizada inicialmente com as crianças e outros grupos ainda não vacinados contra a Covid-19.

Recomenda-se que aqueles que fizerem parte do público-alvo das duas campanhas devem dar prioridade à vacina contra a covid-19, e que a vacina contra a gripe seja adiada por um intervalo mínimo de duas semanas.

Informativo do MS diz ainda que as pessoas que tiveram covid-19 e se curaram podem se imunizar contra o influenza. Mas quem estiver ainda infectado ou com suspeita só poderá tomar a vacina da gripe após a recuperação clínica, num intervalo de ao menos quatro semanas após os sintomas.

Confira também

Supermercado Dia fechará suas lojas na região

Além de São José, grupo vai fechar unidades de Casa Branca, Mococa, São João, Tambaú …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *