O governo de São Paulo suspendeu as restrições de fase vermelha para todo o estado aos fins de semana —que valeram, na prática, apenas nos dias 30 e 31 de janeiro. A partir de sábado (6), as regiões voltarão a operar segundo a sua classificação no Plano São Paulo. O anúncio foi feito na tarde de hoje. Com a mudança, os serviços não essenciais voltarão a funcionar com horário reduzido aos sábado e domingos nas 11 regiões do estado que estão na fase laranja, incluindo a Grande São Paulo. Nas seis regiões que, até então, seguem na fase vermelha, as restrições estão mantidas.
Na fase laranja, academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, concessionárias, escritórios podem funcionar por até oito horas diárias, com atendimento presencial limitado a 40% da capacidade, com início às 6h e encerramento às 20h. Os parques também estão liberados. Só o consumo local em bares segue vetado.
Desde 25 de janeiro essas regiões estavam numa espécie de regime híbrido, com a fase laranja de segunda à sexta-feira, das 6h às 20h, e fase vermelha das 20h às 6h nos dias úteis, aos fins de semana e feriados. Inicialmente, essas medidas valeriam até o próximo domingo (7).
“Tivemos queda de internações em leitos primários e de UTI, o que nos permite suspender decisão de fechamento de atividades econômicas neste final de semana em todo estado. O governo de São Paulo entende que podemos permitir que atividades de final de semana sejam retomadas em todo estado”, afirmou Doria.
A mudança no funcionamento do comércio aos finais de semana acontece também após empresários desrespeitarem as restrições da fase vermelha no primeiro final de semana. Algumas cidades do interior que estão na fase mais restritiva também ignoraram as medidas estabelecidas pelo governo do estado e implantaram regras próprias. A possibilidade de alteração no Plano São Paulo já havia sido levantada por Doria na última segunda-feira (1º).
Fonte: UOL