Evento de 10 de março debaterá economia circular, reciclagem e geração de energia
Na terça-feira, 10 de março, das 19h00 às 22h00, no Seu Divino Gastrobar, acontecerá o evento “Lixo – Questão de Oportunidade”. Start ups, PHDs, empresários, líderes regionais e autoridades participarão de um debate que abordará os seguintes temas: Economia Circular, Reciclagem de Lixo e Geração de Energia.
O debate será aberto a todos os empreendedores da cadeia de consumo que se interessam por tecnologia, ambientalistas, estudiosos e ativistas da causa ambiental. Além de investidores e cidadãos engajados em transformar a rotina do município em algo mais sustentável ecologicamente correto.
Ivan Mello, assistente da Diretoria de Tecnologia, Empreendimentos e Meio Ambiente da Sabesp e membro do Grupo Gestor do CIRS (Comitê de Integração de Resíduos Sólidos) da SIMA (Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de SP), apresentará o programa de Cooperação do Comitê com os consórcios regionais do Estado de São Paulo, durante o evento. Ele falou sobre a relevância do tema.
“Os resíduos sólidos urbanos (RSU) sempre foram de fundamental importância para a questão ambiental, mas foram mantidos em segundo plano por muito tempo. Em 2020 completaremos 10 anos da lei nacional de resíduos sólidos, um marco que na verdade acabou não tendo a eficiência nem a eficácia que precisavam”, afirmou.
“Em 2019, o Governo do Estado de São Paulo tomou a iniciativa de tomar esse tema como prioritário. Assim institui-se o Comitê de Integração de Resíduos Sólidos (CIRS) com o intuito de atualizar a legislação vigente sobre o tema. Nosso papel agora é fortalecer todos os elos dessa cadeia para criarmos uma estrutura que promova o correto tratamento dos resíduos sólidos em todo o estado”, explicou ele ao jornal.
“É importante provocar a participação de toda a sociedade para executar essa ação. O correto tratamento dos RSU é, em primeiro lugar, uma grande oportunidade para novos produtos e serviços, mas é também a melhor maneira de cuidarmos do meio ambiente. É com a participação de todos que faremos a diferença”, concluiu Ivan.
ETEC participa
Carlos Onofre de Paula, diretor da ETEC Rodolpho José Del Guerra, que irá participar do evento junto com alguns alunos, também conversou com o jornal sobre o assunto.
“O evento é muito importante, pois irá conscientizar a população e empresários a tratar dos resíduos gerados, utilizando a reciclagem dos mesmos, pois o descarte inadequado faz a natureza sofrer. A Etec tem um projeto chamado ‘Lixo Eletrônico – Concentralização / Reciclagem’, que recolhe lixo eletrônico em nossa cidade e dá o destino correto ao mesmo. Esse projeto é muito importante, pois trabalhamos com alunos e funcionários o cuidado com o meio ambiente. Muitos de nós até sabemos que é preciso reaproveitar, descartar o lixo corretamente, reciclar, mas isto às vezes fica no esquecimento, ou deixando para que outra pessoa faça por nós. O entendimento sobre este assunto está abrangendo todas as mídias, e esse evento vem de encontro às nossas expectativas em cuidar do meio ambiente”, declarou.
As inscrições para participar do evento podem ser feitas até o dia do mesmo, 10 de março. Para efetuar o cadastro, ou obter mais informações, é só acessar o site https://www.sympla.com.br/lixo—questao-de-oportunidade__792625 .