terça-feira , 30 abril 2024
Início / Cidade / Servidor já plantou centenas de mudas por toda a cidade
Parte das plantas que Fernando tem no local em que as cultiva para doação e plantio

Servidor já plantou centenas de mudas por toda a cidade

Fernando cultiva mudas dos mais variados tipos em seu terreno e planta em áreas da cidade

Fernando Aparecido Doben, funcionário público, possui um hobby diferente, porém, benéfico ao meio ambiente e sem custo à sociedade rio-pardense. Por iniciativa própria, ele cultiva mudas de árvores em grande escala, de várias espécies diferentes, e as planta pelo município.

“É um compromisso que tenho comigo, de poder contribuir com o meio ambiente. Esse trabalho começou há 4 anos. Tive uma ideia de fazer algo pela natureza. Percebi que muita gente não se interessava pelo assunto, e resolvi praticamente sozinho plantar alguns tipos de mudas. Vi que elas começaram a crescer, que ficaram bonitas e comecei a plantar de todos os tipos. Hoje tenho de 800 a 1000 mudas. Já plantei mais de centenas na natureza. Planto em beirada de rio, em praças que estão precisando, e também faço doações”, afirma Fernando.

Produção

“A formação das mudas faço em casa mesmo. Tenho um terreno ao lado da minha casa, que inclusive fiz um ranchinho para fazer um churrasco de final de semana, e tive a ideia de produzir as mudas lá mesmo. Só em casa, tenho 36 pés de mudas de vários tipos, árvores frutíferas, nativas, e estou mexendo também com outras espécies”, explica.

Locais

“Eu tenho costume de ir pescar em alguns lugares, e sempre que vejo que está faltando alguma árvore, levo uma muda comigo e planto naquele local. Por isso geralmente é em beirada de rio e açude. Mas já plantei em praças públicas, e se vejo que alguma árvore caiu, já replanto por conta própria”, prossegue.

Pelo meio ambiente

“Para mim é um trabalho muito prazeroso. É sempre bom ajudar a natureza, isso ajuda na formação do ser humano. Existem pessoas que fazem o mesmo trabalho que eu, só que são em locais próximos de casa. Eu tenho interesse em fazer em vários lugares da cidade. Precisamos fazer isso pelo nosso município”, destaca.

Doações

Atualmente eu mesmo estou fazendo as plantações nos lugares, mas se as pessoas tiverem interesse em plantar árvores em frente as casas, eu faço doações. Ainda não divulguei meu trabalho, faço sem ninguém ficar sabendo, por isso ainda não existe uma procura por essas mudas. Mas desde que surja interesse, eu posso doar sem problemas”, comenta.

Mudas

Fernando cultiva mudas de graviola, jabuticabeira, mangueira, pé de acerola, jatobá, entre muitas outras espécies frutíferas e nativas.

Aos interessados em receber doações de mudas e conhecer o trabalho de Fernando, o endereço fica na Rua José Gonçalves da Rita, número 57, no bairro Santo Antônio, abaixo do Fonseca II.


Fernando cultiva mudas de graviola, jabuticabeira, mangueira, pé de acerola, jatobá, entre muitas outras espécies frutíferas e nativas

Confira também

Supermercado Dia fechará suas lojas na região

Além de São José, grupo vai fechar unidades de Casa Branca, Mococa, São João, Tambaú …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *