terça-feira , 26 novembro 2024
Início / Cidade / Projeto Vida Longa será entregue nesta quinta-feira

Projeto Vida Longa será entregue nesta quinta-feira

As obras começaram em 2019 e durante a pandemia enfrentaram lentidão por falta de materiais

Condomínio tem 26 casas, com centro recreativo e área de convivência para idosos

O Governo do Estado de São Paulo informou à Gazeta do Rio Pardo, na tarde desta segunda-feira (13), que as obras do Projeto Vida Longa serão entregues oficialmente ao município na próxima quinta-feira (16). Trata-se de um condomínio, com 26 unidades habitacionais construídas no Jardim dos Ipês, e destinadas a idosos em situação de vulnerabilidade social.

Pela proposta inicial, o projeto estabelece que os futuros moradores mantenham a autonomia na ocupação das residências, devendo ser atendidos por uma ampla equipe multidisciplinar de acompanhamento, com profissionais de saúde e de assistência social, por exemplo.

A entrega dos imóveis está marcada para quinta-feira, às 9 horas. E para a solenidade são esperadas as presentas dos secretários estaduais Marcelo Branco (Habitação), Gilberto Nascimento (Desenvolvimento Social) além dos diretores Silvio Vasconcelos e Eric Romero, da área técnica da Secretaria da Habitação.

Longa espera

O projeto foi destinado ao município no período em que o ex-deputado federal Silvio Torres foi Secretário Estadual de Habitação, no Governo de Geraldo Alckmin. À época, era chamado de Vila Dignidade. O programa acabou sendo interrompido e foi retomado em 2019, com o nome de Projeto Vida Longa. Como o município de São José do Rio Pardo já estava inscrito no projeto, a cidade pode contemplar a execução.

O convênio foi assinado em 2019 e, no final daquele ano, tiveram andamento os trâmites para a construção das casas, prevendo um investimento na ordem de R$ 2,6 milhões.

Inicialmente houve resistência de moradores do bairro, sob a alegação de que as obras desvalorizariam os imóveis e após superado o impasse, a construção teve andamento. Entretanto, com a pandemia, a escassez de materiais de construção, acabamento e mão de obra fez com que as obras avançassem lentamente.

Na semana passada, Gazeta do Rio Pardo havia solicitado informações acerca dos motivos que levaram à demora para a execução das obras e o que ainda impedia a entrega do projeto. Na ocasião, a assessoria da Secretaria da Habitação informou que, ao longo da pandemia, a construtora enfrentou problemas relacionados à falta de materiais e isso atrasou a construção. Agora, para a entrega, a Prefeitura de São José do Rio Pardo ainda não havia emitido o Habite-se – documento para que as casas pudessem ser efetivamente ocupadas.

Confira também

João Luís, Mafepi e Márcio Zanetti confirmam pré-candidaturas a prefeito

Por enquanto, apenas os três declaram interesse em concorrer nas eleições de outubro João Luís …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *