O museu Arsênio Frigo, de São José do Rio Pardo, está passando por uma reforma e adequação desde o dia 12 de novembro de 2018. A obra foi financiada pela Caixa Econômica Federal, que cedeu uma verba no valor de R$ 249.465,25. Conforme já havia sido publicado em outra edição, o objetivo da restauração é melhorar a estrutura do local para garantir um atendimento seguro e adequado ao público. A curadora do museu, Cristina de Andrade falou sobre o andamento da restauração.
“Ainda não temos a data prevista para o término da obra. Estão acabando a reforma para depois fazer a pintura interna e externa, mas o andamento está conforme havíamos previsto. Está tudo ficando como planejamos. A sala histórica que estava fechada já foi reformada, o teto do museu e o chão. Faltam poucas coisas, está quase tudo pronto”, afirma a curadora.
Inauguração
De acordo com Cristina, os responsáveis pelo museu estão cotando algumas possibilidades para sua reabertura. “Temos três opções de inauguração para o museu, assim que ficar pronto. Mas ainda não decidimos qual delas é a melhor e mais viável. Queremos fazer uma abertura bem bacana. Ainda não posso falar sobre as ideias, porque não foram decididas”, continua.
Acervo
“O acervo continua com as mesmas peças. Mas sempre que recebemos algo histórico que tenha relação com a cidade, nós pegamos. Os objetos estão em boas condições, um ou outro precisa de reforma, solicitamos uma verba para isso, mas por enquanto não foi aprovada”, finaliza Cristina.
Por Júlia Sartori