Na noite de segunda-feira (17), a Câmara de São José do Rio Pardo promoveu audiência pública para discutir a criação de um projeto instituindo o calendário anual de eventos da cidade.
Além das atividades relacionadas a festividades e datas comemorativas a proposta inclui ações e iniciativas das áreas de saúde, educação, meio ambiente, turismo e cultura. A proposta é do Legislativo, por autoria do vereador Rafael Kocian.
Além dos vereadores Lúcia Libânio, Rafael Kocian, Henrique Torres, a audiência teve a participação do secretário de Turismo e Cultura, Mauro Amaral, a diretora de Cultura Iura Apoli, secretários municipais, representantes de entidades, profissionais ligados às atividades turísticas e empresários do setor.
Na ocasião, foi observada a necessidade de que o poder público ofereça incentivos para que os promotores e realizadores possam inserir seus eventos e atividades no calendário municipal.
Destacou-se ainda que os eventos realizados pela iniciativa privada também contribuem para fomentar a economia do município, por meio do turismo, criação de empregos.
Uma das intenções da proposta, segundo explicou o vereador autor, é “evitar que eventos sejam realizados na mesma data ou concentrados em dias próximos, como já ocorreu”.
O promotor de eventos e diretor da ACI, Márcio Barbosa, ressaltou justamente que o município deve evitar a realização de festividades em datas muito próximas, uma vez que isso pode atrapalhar o comércio.
Segundo explicou a presidente da Câmara, vereadora Lúcia Libânio, o Projeto de Lei dará entrada nas pautas da Casa na Sessão de hoje, devendo tramitar por 60 dias, período em que passará pelas Comissões Permanentes para análises.
Neste período, as entidades e pessoas que queiram colaborar com a construção do projeto, oferecendo sugestões ou indicando a inclusão de eventos e festividades para constar da lei, devem procurar a Câmara.